sábado, 15 de setembro de 2012

Iniciação-1ª Parte-Introdução Tema 1 A

Primeiro Tema: OLORUN (DEUS)

HISTÓRICO – Deus é a origem, o inicio, o meio e o fim de todas as coisas.
Olorun existe e é o Ser Supremo e Absoluto, anterior a todas as coisas e o Criador de tudo que existe. Antes Dele não existia NADA. E foi usando Seus Poderes que Ele criou TUDO.
Portanto, podemos dizer que Ele criou o TUDO e o NADA.
Ele é Onipotente (todos os poderes), Onisciente (Conhece tudo) e Onipresente (Está em todos os lugares ao mesmo tempo).
O ato de criar significa fazer alguma coisa que anteriormente não existia. A este ato de Olorun chamamos de GÊNESE.
A Gênese se compõe de dois grandes momentos:
Primeiro Momento:
Olorun criou os Espíritos Puros (A LUZ), a Substância Etérica Caótica (A Matéria ou TREVAS), o Vazio Neutro (Espaço Cósmico).
Segundo Momento:
Olorun idealizou e ordenou que os 7 Espíritos Puros Maiores ou os 7 Orixás Virginais que formam a Coroa Divina (Estão no topo da hierarquia espiritual, Oxalá, Ogun, Oxossi, Xangô, Yorimá ou Obaluaê/Omulu, Yori ou Ibeji e Yemanjá) criassem e colocassem em ordem o Universo Astral (Nosso Mundo) e nele colocassem a terra, as águas, os vegetais, os animais, o ar e os seres humanos (Os espíritos encarnados que somos nós). Mas foi Olorun o autor do “Sopro Divino”, isto é, os espíritos nos corpos materiais. Portanto o ser humano é composto de corpo e espírito por ordem e ação de Olorun.
E foi assim que Olorun (Deus) criou todas as coisas, tudo feito com perfeição porque Ele é Perfeito.
O Universo Astral foi idealizado por Olorun, criado e ordenado pelos 7 Orixás da Coroa Divina (o grau mais alto na Hierarquia Espiritual), para que os espíritos que desceram ao Mundo Material (Trevas), pudessem nele viver e redescobrir suas origens espirituais (Esquecidas pelo envolvimento com a matéria densa) para poder voltar ao Mundo dos Espíritos Puros (Sem os corpos materiais e sem as vibrações telúricas). E assim, como no Primeiro Instante da Criação, tudo voltasse ao equilíbrio do começo.
Então os Orixás colocaram ordem nas coisas, organizando a matéria caótica em partes: em primeiro lugar, seguindo o plano de Olorun, eles criaram o espaço cósmico e nele colocaram os corpos celestes. Assim surgiram o Céu e a Terra, onde o Céu é o espaço vazio e ao mesmo tempo um espaço sagrado invisível onde habitam os espíritos não encarnados, enquanto que a Terra é o local onde vivem os espíritos encarnados e os demais seres que não têm espírito (os animais possuem apenas vibrações da Alma que é ao mesmo tempo vibração e substância etérica ordenada).
Na terra foram criados os vegetais e suas sementes. As águas produziram os peixes. Para o ar foram criados os pássaros que deveriam voar sobre a terra e as águas. Na terra foram colocados os animais quadrúpedes e toda a animalidade da terra (répteis, insetos, batráquios, etc.).
Finalmente Olorun colocou para dominar e reinar sobre todos os demais seres criados, o ser humano (espírito encarnado), idealizado por Ele com seu “Sopro Divino”, diferente dos demais seres animais, vegetais e minerais que não possuem o “Sopro Divino”. Assim, o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Olorun (Imagem de Olorun e não um pedaço Dele), e colocado na terra para evoluir e um dia voltar para suas origens primordiais.

Um comentário:

  1. Esse tipo de teoria é muito enriquecedora, pois não mistifica nem se faz desentender, e sim, alimenta nosso interesse pela história e pela cultura.

    ResponderExcluir