sexta-feira, 21 de setembro de 2012


CULTURA UMBANDISTA
2
OS SETE SACRAMENTOS DA UMBANDA I

1ALAMACI (Batismo)
O espírito encarnado sai da escuridão, abre os olhos da matéria e enxerga a Luz Divina.

      Par Vibratório (Orixá) Regente = Yori/Oxum
      Aruanda = Irerê
      Arcanjo Tutor = Yarael
      Sincretismo com a Igreja Católica = Batismo

Fundamento Místico: O início da vida material, da jornada kármica. O conhecimento da existência profana com a vida sagrada. O símbolo da manifestação da vida, do espírito encarnado no mundo material. A continuidade da espécie, o fruto do amor de um par vibratório. O Entendimento, a alegria, a inocência.
O Batismo da pessoa, o amací da cabeça, o inicio da vida espiritual do ser encarnado. ALA quer dizer pano branco que protege a cabeça, ou a própria cabeça, e AMACI significa lavar e fixar com água e ervas as vibrações cósmicas no local lavado ou amaciado.
O primeiro assentamento de Orixá na cabeça de um ser humano (Olori ou Anjo da Guarda ou Orixá da Encarnação responsável pelo Kárma).

Provérbio Sacro:
OKÊ ERÓ OXÓ KO NI SO INCHE, A DA O YORI.
O grande segredo do Poder não é só a Sabedoria, mas também o Entendimento.

“Para se ter sabedoria é preciso antes entender as coisas. Não se pode ser adulto sem antes ter sido criança”. O uso dos conhecimentos da vida tanto material como espiritual requer muito estudo. As Ciências (Físicas e Ocultas) exigem do aprendiz ou discípulo muita dedicação e a incansável busca em compreender os atos ou ações praticados pelas pessoas e procurar entender ou descobrir a causa ou causas que levam as pessoas a praticarem estes atos. O Entendimento é o grande segredo da Sabedoria Universal.
Diz a Bíblia: “... No princípio era o Verbo, o Verbo estava em Deus, o Verbo era Deus. Houve um homem enviado por Deus, que se chamava João Batista, que veio dar testemunho da Luz afim de que por ele, todos acreditassem Nela"...

“Ó rio verde, ó rio de Jordão".
São João batizou Cristo,
Cristo batizou São João,
E os dois foram batizados,
No rio de Jordão...

OBS: As águas do rio são doces; águas doces são águas de Oxum; Oxum é o Par Vibratório de Yori; o Poder volitivo de Yori é o Entendimento.

Significado dos materiais usados: A Água, que representa a lavagem dos males materiais e espirituais. O Sal, que representa o gosto da vida, a terra como elemento, e o poder do descarrego. O Azeite de Oliva, que representa o fogo que tudo regenera, que transforma a matéria e a eleva para o alto em direção ao Ayê e de lá ao Orun. A Vela, que representa, quando acesa, o tempo de encarnação, mostrando que a vida tem uma duração, e que, quando ela termina, como a vida, continua existindo como matéria na terra, pois na natureza nada se perde e nada se cria, tudo se transforma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário