sábado, 15 de setembro de 2012

INICIAÇÃO
NA
CULTURA UMBANDISTA
(Assistentes e Principiantes)
Primeira Parte: INTRODUÇÃO À CULTURA UMBANDISTA
Apresentação e 1º Tema

Apresentação.
Esta matéria contém apenas um pequeno resumo orientativo e absolutamente primário dos mistérios da Religião umbandista e para servir de guia para os cursos de iniciação de crianças, jovens e também de adultos que desconhecem totalmente o que é a Umbanda.
É um primeiro contato para que o iniciante ou o internauta tome ciência do que é esta maravilhosa Religião e então perca definitivamente o medo inicial que as pessoas não umbandistas sentem pelos rituais da Umbanda e pelas acusações completamente descabidas e sem fundamentos oriundas de muitos anos de campanhas maldosas e mentirosas sobre rituais e fundamentos da Umbanda confundidos com rituais e práticas de magia negra ou seitas diabólicas. “Na Casa do Pai tem muitas moradas” e também “todos os caminhos levam à Casa do Pai” e, ainda, “quando duas ou mais pessoas se reunirem para rezar em meu nome, Eu lá estarei”. Por estas e outras frases escritas nos Livros Sagrados, jamais deveria haver “guerra” entre Religiões, porque todos nós somos diferente uns dos outros. A melhor Religião do mundo é aquela onde você se sente bem. Se você conhecer um pouco das outras religiões que não a sua, talvez a sua tolerância e compreensão sejam dignas da sua própria Religião.
A finalidade principal deste trabalho é mostrar desde o começo, desde o primeiro contato com a Umbanda que ela é uma Religião que se pauta e vive na observância e respeito total pelas Leis da Natureza e pelas Leis dos seres humanos, e que se curva definitivamente e perpetuamente aos desígnios e Leis do mesmo Deus que todas as Religiões amam, adoram e obedecem.
Assim, este resumo serve apenas como guia para que o conhecimento, a sabedoria e o talento de vocês possam levar aqueles que procuram a Umbanda, talvez como sua última esperança para aplacar seus sofrimentos e dores nesta vida, um pouco de alento e esperança na certeza de que existe outro mundo onde as maravilhas e a beleza de Deus (Olorun ou Zambi) estão à espera de todos os Filhos Pródigos que resolvam voltar à casa do Pai.
A partir deste momento, vamos tratar a todos que mergulharem nesta leitura, com o mesmo carinho que tratamos nossas crianças quando começam a perguntar sobre os mistérios da vida. Não estamos achando que o prezado leitor é criança, mas sim tentando lhes falar numa linguagem quase infantil para que todas as pessoas, independente do grau de escolaridade, do grau de entendimento ou do grau consciencional possam entender com clareza aquilo que estamos dizendo ou mostrando. O que é para a criança, também é para o adulto.
Prezado amigo internauta. Todos nós, seres humanos, possuímos a tendência de sentir medo das coisas desconhecidas, como a escuridão, o espaço vazio, os abismos sem fim, o misterioso mundo dos espíritos, etc., enfim, das coisas que não podemos ver nem sentir, mas somente imaginar.
Entretanto, se você parar e pensar só um pouquinho no fato de que, desde o momento em que você nasceu seus pais, principalmente a sua mãe, pois é ela quem está com você em todas as horas, e é ela quem lhe ensina a vencer o medo e a como se defender dos perigos da vida cotidiana, pois bem, também é ela que certamente lhe falou ou você a ouviu falar pela primeira vez de DEUS.
Este Deus, que você aprendeu desde pequenininho a respeitar e até mesmo a temer, estava sempre na boca e no coração de sua mãezinha que a Ele recorria sempre que as coisas ficavam “pretas”, ou seja, ficavam difíceis. À medida que você foi crescendo, foi aprendendo a conviver com o nome e, inconscientemente, com a presença benéfica Dele.
Considerando agora que Deus é um espírito, que nós não o vemos, e que Ele vive num mundo diferente do mundo que conhecemos, e que é invisível e misterioso, mas que existe de fato, fica então mais fácil admitir que o desconhecido não é tão perigoso assim, como algumas pessoas falam do mundo mágico dos espíritos. Mesmo porque, muitos destes espíritos são considerados por quase toda a humanidade como santos ou seres divinos que fazem o bem, mesmo sabendo que alguns teoricamente praticam o mal. Além do mais, entre os espíritos não encarnados estão os nossos antepassados como nossos avós bisavós etc., e com certeza eles não são do mal nem farão mal a ninguém.
Então este mundo misterioso não é tão medonho como a princípio parece. Mesmo porque nossas mães nos ensinaram que foi O Senhor Deus que criou todas as coisas, inclusive os seres bons e maus. E como Ele é o Chefe e o Único que possui o Poder Criador, então ninguém pode ser mais forte do que Ele. Ninguém pode derrotá-lo. É por isto, que nas horas difíceis da vida, sua mãe chamava por Ele, pois que se algo ou alguém estivesse aborrecendo sua mãe, e sendo ela filha do Poderoso Chefão, certamente Ele daria um jeito de punir o malfeitor ou de ajudá-la a resolver o problema.
Em princípio, é isto que você vai descobrir com mais profundidade agora nestes encontros que vamos ter, graças ao mundo da Internet e também graças à curiosidade e sabedoria de vocês.

Sejam bem vindos!
Brasão de Freitas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário