sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CULTURA UMBANDISTA - 2ª Parte
2
OS SETE SECRAMENTOS DA UMBANDA

INTRODUÇÃO
As informações contidas a seguir formam o conteúdo de um dos três Livros Fundamentais nos quais se baseiam suas respectivas Religiões. São eles o Livro da Gênese que representa a origem da Religião, o Livro dos Sacramentos que representa o caminho sagrado da filosofia religiosa da Religião em questão, e o conjunto de livros da Catequese. Sem isto, nenhuma Religião sobrevive no tempo.
O termo sacramentos vem de sagrado e ficou mundialmente conhecido através dos rituais da Igreja Católica, de quem emprestamos o termo.
Consideramos que um Sacramento é um ato ritualístico sagrado de um caminho consagrado a busca da evolução e da perfeição.
Um Sacramento é pois uma ação de poder. Não de qualquer poder, mas sim de um Poder Transcendental herdado dos fundamentos das coisas divinas. Diríamos que é uma herança herdada da Consciência Universal, porque conduz o ser humano ao caminho que busca a Luz Primordial.
Diríamos até que os Sacramentos são Portais Kármicos pelos quais temos que passar para alcançar a perfeição evolutiva.
Na Umbanda, cada Sacramento representa um caminho, ou seja, um Odu, uma escolha, um Destino. Cada Sacramento representa um Orixá e, portanto, um Poder.
O Batismo é o Portal que abre todas as portas da vida espiritual. Sem ele é muito difícil vencer a barreira do caos primordial. Ninguém vence o caos se não souber entendê-lo. Diz um provérbio popular: “entender é preciso”. E ele é tão certo com Ser ou não Ser.
O Casamento representa a busca pelo Par Vibratório perdido, e é a garantia de corpos materiais para novas encarnações, através da reprodução.
O Bori de Caboclo é a Crisma, a escolha de um Padrinho que irá guiar a pessoa pelo caminho da Luz Divina. Esta escolha independe de a pessoa ser médium ou não. Qualquer pessoa pode ter o seu Padrinho assentado.
A Feitura de Santo é o arrependimento, a confissão, o inicio da volta à casa do Pai. O Ritual de assentamento também pode ser feito para qualquer umbandista, independente de ser médium ou não.
O Juntó de Oxalá é o encontro com o Pai, a comunhão, a volta à casa do Pai e a aliança de comunhão eterna com Ele.
O Mestrado, o sacerdócio, a vontade e a necessidade de ajudar ao próximo. O conhecimento dos segredos do Poder. O reconhecimento de que “todas as coisas são importantes, mas certamente as coisas de Olorum são as mais importantes (Ogbê Meji)”.
O Axexê é a encomendação do corpo após a morte. É o reconhecimento de que a vida continua, agora sem o corpo material, mas quem sabe, talvez um novo recomeço, um novo retorno...
Cada Sacramento vivenciado representa um Poder acessado, experimentado aprendido e, por tanto, adquirido.
Como diz o Esé Itan Ifá Ogbê Meji: “é pedaço por pedaço que se come a cabeça do preá”. É Portal por Portal que se envereda pelo Caminho do Poder, é sacramento por sacramento que se alcança a vida eterna.
Este assunto é sobre rituais. Entretanto, como todos os demais assuntos sacros, ele contém os elementos necessários para o conhecimento e a prática ritualística não necessariamente sacerdotal. Por isto ele se reveste de tamanha importância.
A principal intenção é de que os ensinamentos nele contidos sirvam para que qualquer umbandista ou mesmo qualquer ser humano que o ler, descubra o Caminho da Luz Primordial.
Não cansaremos de dizer: Todos os caminhos da vida são importantes para aquele que os escolheram, mas o caminho que conduz à Deus sempre será o mais importante.
Queremos lembrar, para que você não esqueça, que os caminhos que você ou todos nós escolhemos podem estar certos ou errados já que não somos perfeitos e portanto sujeitos a cometer erros. Mas os caminhos que escolhemos pertencem ao nosso destino e o destino, diferentemente do kárma, nós podemos mudar, porque possuímos o Livre Arbítrio que é um presente de Deus pata todos os seus filhos. Por isto, se você descobrir que errou, se for por ofensa, peça perdão, mas se for divida contraída, pague primeiro a dívida e depois peça perdão. Então escolha um novo caminho, e que este caminho o leve ao encontro da Luz Primordial, porque ela é eterna e é ela quem ilumina a Casa de Deus.
Agora preste atenção e com calma procure aprender o que contem cada Sacramento ou cada Portal, para que nele você descubra o caminho da glória, porque a sua glória é a glória de Deus. Seja bem vindo ao universo transcendental do Poder de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário