sábado, 1 de dezembro de 2012

Item 4 - ORIXÁS: OXALÁ 2


ORIXÁS II
PERFIS DE OXALÁ 2
VISÃO DO GRUPO POPULAR

Oxalá
(Nelson Boeira Faedrich)


PERFIL GERAL DE OXALÁ - O GRANDE PAI
Para a Umbanda, Oxalá é o Pai que representa todos os filhos, por eles é respeitado, mas não responde pela ação de cada filho Orixá.
Oxalá, o Pai, é A grande paz. Para que ela exista, é preciso que exista e atue no universo a Justiça de Ogun seguindo as normas (Leis e Ordens) da Sabedoria de Xangô que aprendeu a verdade no Conselho dos mais velhos, pois este era Puro como Yorimá e Entendia com Alegria, o Respeito de Yemanjá para que houvesse Fortaleza, pois aos fortes é dado o direito da vitória e da Paz.
Oxalá é o Pai que fortalece seus filhos pelo poder do amor, do perdão e da bondade que invariavelmente levam à caridade e desta à evolução.
Assim, Oxalá é o caminho da evolução sobe o qual caminham todos os seres aprendendo a serem justos, puros, lutadores, sábios, respeitando o conselho para poder entende a verdade.
O Grande Pai não manda nas outras forças, mas é por Ele que elas existem.

PERFIL POPULAR
Para o Grupo Popular da Umbanda, Oxalá é a manifestação cósmica do céu, da terra, da luz, da paz e do amor. É o Senhor da brancura, somatório de todas as cores e o Pai de todos os outros Orixás.
Para os Umbandistas, Oxalá é a manifestação da Luz de Zambi (Deus) e o Senhor da Perfeição, da Sabedoria e Misericórdia Divinas. É a Luz que acalma os corações mais aflitos, que alivia os sofrimentos, dá coragem aos fracos, esperança aos que sofrem, alento aos esquecidos e os céus aos justos.
É o Orixá mais cultuado e respeitado, comandante das Sete Linhas que formam o panteão Umbandista. Oxalá é, na Umbanda, o arquétipo do ser que irradia a paz, nem brincalhão nem carrancudo, mas simplesmente severo. É o grande Pai que vive no coração de todos os seres, o caminho da redenção e a voz de Deus.
É visto sempre com um aspecto sereno e tranquilo, olhar penetrante e meigo como os de uma criança, mas que irradiam a pureza e a segurança de uma sabedoria transcendental.
É o espelho onde se miram todos os seres e a fonte que aplaca a sede de quem quer aprender ou evoluir. Associado ao amor puro, seu nome lembra e conclama os seres á prática do altruísmo e a caridade pura.
Junte a este perfil, as características gerais de Oxalá já mostradas anteriormente e terá uma projeção de comportamento dos filhos deste Orixá.

DADOS RITUALÍSTICOS
          Cor: Branco
          Número: 7
          Metal: Ouro
          Elemento: Poder Espiritual
          Domínio: A Criação
          Colares: Miçangas brancas ou cristal branco
          Apetrechos: Opaxorô, pomba branca
          Assentamento: Otá de cristais brancos
          Toque de Atabaque: Igexá e Arrebate de Congo
          Dia Consagrado: 6ª-Feira ou Domingo
          Saudação: Oxalá Babá!
          Veste Ritualística: Roupa Branca
          Flor Sagrada: Rosa Branca, Girassol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário