sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Item 1 - INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA


INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA
(Assistentes e Principiantes)
Iniciação 4º Tema

Em busca da Luz
(Joomla Template)

Quarto Tema: A EVOLUÇÃO

HISTÓRICO.
A Evolução é a base fundamental da Criação e da Existência da vida tanto espiritual como material.
O Grande Projeto de Deus na Criação, previa a existência de vida para os Espíritos (entenda-se como vida espiritual a capacidade do Espírito de Ser, de ter Consciência, de ter Percepção, de ter Inteligência, de ter e sentir Amor, de ter Sabedoria, de ter Vontade própria, de ter Livre Arbítrio, isto é, de tomar suas próprias decisões e de poder escolher), que eram a grande razão de Sua Vontade de Criar. Portanto, os Espíritos deveriam ter vida. Como vida significa movimento, Deus teve que criar o antagonismo ou a oposição para que houvesse o movimento já que o movimento é o resultado da oposição entre duas forças.
Para os Espíritos Puros, evoluir não é só aproximar-se de Deus, mas também afastar-se da Substância Etérica Indiferenciada. A esta caminhada em direção a Deus, dá-se o nome de evolução.
Da mesma forma acontece no Universo Astral. Os espíritos encarnados lutam para afastar-se do contato com a Substância Etérica já diferenciada (a matéria) e voltar para junto dos Espíritos Puros. Isto também se chama evolução.
A organização destas duas vias evolutivas chama-se Kármas Causal para os Espíritos Puros e Kárma Constituído para os Espíritos Encarnados.
Porque se chama “queda dos espíritos” o fato de alguns espíritos terem descido ao Universo Astral? É porque os espíritos foram caindo de hierarquia em hierarquia até misturar-se com a matéria caótica. O nosso tema vai tratar apenas da Evolução no Universo Astral.
Como todos os níveis hierárquicos possuem 7 Orixás diferentes, para subirmos cada nível teremos que vivenciar cada vibração total de cada Orixá. É por isto que existe a reencarnação. Porque nunca conseguimos vivenciar totalmente cada vibração em apenas uma encarnação.
Além disto, o Espírito Puro é formado por um Par Vibratório. A queda dos espíritos se deu porque houve uma separação entre os pares. É por isto que nas encarnações cada um de nós procura o seu par vibratório. Como o espírito não tem corpo, é difícil saber quem e onde está o seu par. De tentativa em tentativa, um dia nós encontraremos nosso par porque sem ele não temos força suficiente para escapar do domínio da matéria.
Assim temos:
Kárma Causal = Oposição (Caos atrai Espírito). Aproximar-se da Luz Eterna (Reação/Perfeição) afastando-se da Substância Etérica Indiferenciada (Caos).
Kárma Constituído = Queda (Procura re-volta). A existência interligada em 7 Reinos. A volta ao Mundo dos Espíritos Puros. A volta para a casa do Pai.
O Destino = O Livre Arbítrio. A escolha livre do caminho de volta para a casa do Pai.

INTERATIVIDADE.
1-Explique o que faz os Espíritos terem vida, se possível desenhe um símbolo.
2-O que você entende como Kárma Causal?
3-Represente simbolicamente o Kárma Causal.
4-Você pode dar um exemplo de como o Destino funciona?
NOTA IMPORTANTE
As respostas sobre as perguntas da interatividade serão dadas a quem nos perguntar.

COMPORTAMENTO
Se eu pretendo evoluir, então eu tenho que escolher um bom caminho para cumprir o meu Kárma. Para escolher bem um bom caminho é preciso estudar para aprender e praticar as Leis de Deus, que são as leis da Natureza, as Leis da Criação (da Existência Potencial das 3 Realidades e do Universo Astral) ou a Gênese Umbandista.
Todas as Religiões nos ensinam que devemos amar a Deus antes de tudo e respeitar Sua grande vontade que é evoluirmos como espírito em busca da perfeição. Para se atingir a perfeição, precisamos ser: Forte espiritualmente, Lutar pela Justiça sob qualquer aspecto, dividir seus conhecimentos com os outros e aprender e respeitar suas idéias para que as nossas também sejam respeitadas formando uma Comunidade ou Conselho, caminhando assim para uma Sabedoria profunda e coletiva que nos conduzirá a Sabedoria Perpétua, ser Puro de coração e de pensamentos, procurar Entender as pessoas e tudo que está a nossa volta porque todas são coisas de Deus e Respeitar ao próximo, a natureza, os animais as leis e a justiça dos homens e principalmente respeitar a si mesmo.

APRENDENDO A REZAR.
Existem as rezas tradicionais, ou seja, aquelas que vêm desde os nossos antepassados, carregadas de sabedoria e de sucesso no tempo. Entretanto, não é tão fácil como parece nos utilizarmos de orações já conhecidas e consagradas porque elas exigem que, antes de serem rezadas é preciso que as pessoas entendam o significado e o fundamento daquilo que está escrito na oração. Por isto, elas precisam ser rezadas pausadamente e pensando naquilo que está escrito e naquilo que queremos atingir. Exemplos. Pai Nosso, Ave Maria, Cequecê, Ago Babá Odu, Prece de Cáritas, Oração Noturna, Oração Matutina, Invocação aos Orixás, etc.

Invocação aos Orixás.
Meus Senhores da Coroa Divina, que ordenaram o Mundo em que vivemos por determinação Suprema de Olorun, nos abençoem nesta hora, neste momento e neste instante para que nossas vidas possam receber a Luz Divina que nos alimenta, nos dá força e coragem para vencer os obstáculos da vida e cumprir nosso Kárma para então voltarmos à casa do Pai Eterno.
Bendito seja Olorun, bendito seja o seu santo nome.
Que a glória de Deus (Olorun) se espalhe por todo o universo, trazendo paz, amor e sabedoria ao coração de todos os seres espiritualizados, e que a fraternidade se espalhe sobre tudo que foi criado.
Amem.

CANTAR TAMBÉM É UMA FORMA DE REZAR
Ponto de Oxossi.
Caboclo roxo da pele morena
Ele é cassunté, cassunté da Jurema.
Ele jurou e tornou a jurar,
Em ouvir os conselhos que a Jurema lhe dá.
Ele é Oxossi e mora na macaia,
Ele é Caboclo em qualquer lugar,
Ele não apanha as folhas da Jurema,
Sem ordem Suprema de Pai Oxalá.

OBSERVAÇÃO:
As fotos e figuras usadas neste blog foram copiadas da Web e dado o devido crédito a quem as postou ou ao autor da foto ou obra. Pedimos desculpas aos autores que não conseguimos identificar. Caso os autores desejem ser indicados, teremos a honra de citá-los neste blog, desde que nos comuniquem e comprovem (A comprovação se faz necessária para a devida proteção do verdadeiro autor). Desde já meus agradecimentos e Axé de Zambi para todos nós.
Brasão de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário