sábado, 15 de dezembro de 2012

Item 2 - CULTURA UMBANDISTA – Os 7 Sacramentos 4


OS SETE SACRAMENTOS DA UMBANDA
Parte IV
Por: Brasão de Freitas

Feitura de Santo
(umbandadanatureza.com.br)

4 – ELEBORI (Feitura de Santo) - (Confissão)
Porque estou com fome, com frio e sujo, vivendo num chiqueiro e apascentando porcos? Na casa do meu Pai, os apascentadores de porcos têm as suas casas, suas roupas novas, suas famílias, alimento bom e farto. Então eu vou voltar à casa do meu Pai e lá vou ser apascentador de porcos, e assim voltarei a viver.

      Par Vibratório (Orixá) Regente = Ogun/Obá
      Aruanda = Humaitá.
      Arcanjo Tutor = Samuel.
      Sincretismo com a Igreja Católica = Confissão.

Fundamento Místico: A Iniciação ao Clero, ao sacerdócio sacrificial. O início, a volta, o retorno à casa do Pai. A luta contra o ego. A busca pelas origens espirituais. A luta pela justiça, O arranque, o Tempo. Renegar o passado turbulento e inglório, renegar os erros para iniciar um novo caminho.
Buscar o Santo é lembrar-se de novo do Pai. É arrepender-se de um dia ter saído da casa do Pai em busca dos prazeres da vida densa, confessar seu erro a si mesmo e tomar a decisão de voltar. ELE quer dizer Pai, BORI quer dizer assentamento.

Provérbio Sacro:
KO SI OBA KAN AFI OLORUM.
Não há outro Senhor senão Olorun.

A dor profunda, o fundo do poço, o medo, o arrependimento, a saudade, a confissão, a decisão final e irrevogável da volta e finalmente o início da volta, o retorno à casa do Pai. O sofrimento e os erros nos ensinam a viver. O melhor caminho é aquele pelo qual nos guia a Sabedoria e o Amor.

Significado dos materiais usados: As Vestes simbolizam a mudança de atitude. Um novo caminho ou o novo compromisso, uma nova vida a caminho da regeneração e da evolução em busca de suas origens espirituais. A Quartinha que representa o corpo material e a energia espiritual do neófito ou iaô, e o local onde são assentados os axés que ligam a vida encarnada com o mundo espiritual. A Oferenda representa o material vibratório afim com a vibração que será assentada. Ela funciona como o alimento (semelhante ao óvulo) que dá provimento ou ação para a ligação entre o ser (semelhante ao espermatozoide ativado) e suas origens espirituais que se manifestam ao formarem contato com as vibrações contidas nas oferendas (alimentos, por isto chamadas de “comida de Santo”). A Pedra serve de ímã e receptáculo das vibrações atraídas para a cerimônia. O Anel que representa a aliança firmada entre o ser encarnado e a nova vida que escolheu para seguir, deixando para trás os erros, decepções, tristezas, mágoas, raivas, ódio, inveja e demais predicados negativos que afastavam o ser do caminho da redenção. A Firma que indicará ao médium suas novas obrigações, e aos que para ele olharem, vejam a indicação de seu grau de compromisso com a verdade e com o Divino. A Água Doce o elemento que funcionará como condutor das energias assentadas nos axés do médium, como elemento de assepsia espiritual, e como adoçante da vida. A Vela que representa a Luz espiritual e o elemento sutil de ligação entre o mundo visível e o invisível, entre o profano e o sagrado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário