sábado, 13 de outubro de 2012

Iniciação na Cultura Umbandista - 2


INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA
(Assistentes e Principiantes)
Iniciação 2º Tema

Segundo Tema. NÓS (Espíritos Encarnados)
HISTÓRICO – Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?
A nossa origem é espiritual. Portanto nós viemos do lado da Luz. Segundo o Livro Sagrado A Gênese, alguns espíritos das hierarquias mais baixas (Mais próximas da Matéria), entre os quais estamos nós, um dia se desequilibraram influenciados pela energia caótica da Matéria que estava tão próxima e acabaram sendo arrastados ou atraídos por ela e então foram envolvidos no caos. Pela bondade de nosso Pai Supremo, Ele ordenou à Coroa Divina (Os 7 Orixás maiores), que criassem Leis e botassem ordem na parte material onde caíram os espíritos atingidos e assim formassem o Universo Astral para servir de local para nossa evolução de volta ao caminho da Luz.
Portanto, nós somos espíritos.
Viemos do Universo Espiritual ou Luz Espiritual. Assim, descendemos diretamente dos Orixás. Com isto, fica claro que nós possuímos os mesmos predicados dos espíritos do Mundo Virginal, o que nos torna muito especiais, importantes e poderosos no Universo Astral. Possuímos a Inteligência, a Sabedoria, a Percepção, o Amor, a Vontade, o Livre Arbítrio, a Consciência, a Razão e a Fé. Somente o ser humano possui estes atributos.
No momento estamos re-aprendendo nossos valores espirituais em encarnações provisórias até evoluirmos o suficiente para nos livrarmos das influências matérias e voltarmos ao Universo Espiritual. Para isto, contamos com nossos predicados espirituais.
Aprender significa procurar a verdade, e muitas vezes só experimentando é que conseguimos entender as coisa e conseguir ou encontrar a energia que nos falta para nos fortalecermos e só assim nos livrarmos do domínio da matéria.
No momento o que mais precisamos é abrir nossos corações e aprender, aprender e aprender tudo o que a Mãe Natureza possa nos ensinar, e certamente aqueles que sabem mais são aqueles que já viveram mais do que nós porque podem nos mostrar suas experiências para que nós, quando chegar nossa hora de vivenciar nossas descobertas, possamos então escolher entre os caminhos que deram certo e aqueles enganosos que podem nos levar para buracos ainda mais fundos.
Os predicados espirituais do ser humano são os principais fatores que os diferenciam dos demais seres, porque estes predicados são reconhecidamente reais e a própria Ciência Física confirma suas existências embora sendo invisíveis além de não serem encontrados no código genético. Estes predicados dão ao ser humano os seguintes poderes: a Consciência, que é o poder de reconhecer e saber que a realidade existe e por isto pode distinguir o que é bom e o que é mau; a Vontade, que é o poder que dá ao ser humano a capacidade de tomar decisões e escolher; a Inteligência, que dá ao ser humano o poder de pensar e falar o que pensa; o Livre Arbítrio que dá ao espírito o direito de escolher entre o bem e o mal ou o caminho de seu próprio destino; a Razão, que dá ao ser humano o poder de definir o que é melhor; a Percepção, que dá ao ser humano a capacidade de ver muito além da própria imaginação, de tudo aquilo que é real e irreal; a , que é a capacidade e o direito do ser humano de acreditar no poder do pensamento em tornar real aquilo que possa ser virtual ou irreal e o Amor, que é a mais primitiva de todas as forças, capaz de vencer qualquer barreira material ou espiritual, já que o amor é transcendental, pois foi por Amor que Deus criou o Universo.

INTERATIVIDADE.
1-Recorte de jornais ou revistas, fotos ou figuras ou desenhos que possam representar simbolicamente algum predicado do espírito.
2-Dê alguns exemplos da ação de algum predicado na vida real.
3-Tente representar de alguma forma o que você entende como sendo a Origem dos espíritos encarnados, onde estão agora e para onde irão quando completarem suas missões encarnatórias. (Reino Virginal), (Universo Astral), (Universo Astral Espiritual Positivo; Universo Astral Espiritual Negativo).
NOTA IMPORTANTE: As respostas sobre as perguntas da interatividade serão dadas a quem nos perguntar.

COMPORTAMENTO.
Se eu tenho poderes para escolher meu caminho espiritual, então devo usá-los em todos os momentos de minha vida para evitar cometer erros ou enganos. Mesmo que seja muito difícil não cometer erros já que ainda estamos aprendendo a viver, devemos usar nossos poderes pare tentar reconhecer onde estamos errando para poder corrigi-los. Se eu fizer isto, certamente vou me aproximar de Deus porque estes predicados têm base na Sua imagem e semelhança conforme Ele nos criou.

APRENDENDO A REZAR.
Falar com Deus (Olorun) em qualquer circunstância é sempre bom demais. Quanto mais falamos com Ele mais forte e poderoso nos tornamos. Muitas vezes para chegar até Deus é mais rápido falar com as Divindades as quais estamos mais ligados em nossa jornada evolutiva. De acordo com a hierarquia cósmica, vamos começar pela Coroa Divina (Os 7 Orixás Virginais). Pela ordem começamos por OXALÁ. Quando rezamos para OXALÁ, estamos invariavelmente pedindo a ele que nos contemple com as benesses de seu Poder Volitivo que é a Fortaleza. Ele representa a paz, a tranqüilidade, a serenidade e a Força, que nos dão coragem para caminhar com segurança pelos caminhos tortuosos e cheios de espinhos do nosso dia a dia.

Oração:
Meu querido Senhor da brancura, que tem o poder de aplacar o sofrimento e a dor dos corações aflitos. Ouça este meu lamento e meu humilde pedido de que tenha compaixão de mim. Perdoe os meus erros e me daí forças para seguir meu caminho, sendo forte e firme, mas sereno nas minhas decisões, pois o caminho que escolher no meu destino é aquele que me conduzirá para a vossa Luz. Assim seja

CANTAR TAMBÉM É UMA FORMA DE REZAR
Ponto de Oxalá
Oxalá meu Pai,
Tem pena de nós, tem dó.
Se a volta do mundo é grande,
Seu poder é bem maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário