ORIXÁS - I
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS ORIXÁS
Resumo do arquétipo dos Orixás – Parte 5 de 5
LOGUNEDÉ. É uma qualidade do Senhor Primaz da Força Sutil Aérea, do Elemento Ar, e Senhor Secundário da Força Sutil Telúrica (Oxossi). O Seu Predicado Espiritual (O Sopro de Deus) é o mesmo de Oxossi, portanto o Conselho (A Sabedoria dos Velhos Pajés – O Tuiabaé-Cuaá), mas enriquecido com a doçura de Oxum e a alegria das crianças, ingenuidade e astúcia ao mesmo tempo.
Espírito de vibração masculina, polaridade positiva é, como qualidade de Oxossi, o Par Vibratório de Ossãe. Assim como Oxossi, é caçador de almas, responsável por toda a vida que existe nas matas e, portanto, o patrocinador da sobrevivência pelo trabalho e pelo sustendo do dia-a-dia. A preguiça é sua quizila e muito o atrapalha na vida. Apesar de caçador, gota da caça fácil e pescar com armadilhas para facilitar o sucesso da pesca.
Espiritualmente representa a sobrevivência, a honestidade, a boa intenção, a inocência e a vida comunitária harmoniosa. É ao mesmo tempo o Poder do Conselho que delibera sobre o futuro da vida dos seres que seus membros dirigem, e a criança que perdoa seu oponente após um acesso de raiva provocada pelo egocentrismo.
Materialmente significa que a pessoa ligada vibratoriamente a Logunedé sempre encontrará amigos que a ajudarão a vencer as dificuldades, mesmo que aparentemente não tenham razão, as desilusões e as traições, pois estas poderão lhe trazer dificuldades. Esta vibração ajuda a seus filhos desenvolverem grandes idéias embora muitas vezes não saibam como começar a executá-las. E é ai que fracassam por não pedir ajuda. A força de vontade e a persistência não são suas grandes conselheiras e amigas para ajudar a vencer qualquer dificuldade.
IROKÔ (Também conhecido como Lokô ou Katendê). É uma qualidade de Oxossi, o Senhor Primaz da Força Sutil Aérea, do Elemento Ar e Senhor Secundário da Força Sutil Telúrica, sendo esta última com quem mais se identifica. Irokô possui a imprevisibilidade temperamental e a capacidade de chegar aos extremos mais contraditórios semelhante às manifestações do humor do tempo ecológico, climático. Por isso muitas vezes foi confundido como sendo o próprio Tempo, o que não tem sentido porque o Tempo, com Entidade da Criação, é Eterno, enquanto que Irokô, assim como todos os demais Orixás, é co-eterno.
Irokô é como a gameleira branca (Seu símbolo maior e também seu maior axé) cujas raízes fortes a prendem determinadamente ao chão, dando-lhe uma estrutura sólida, o que confere aos filhos de Irokô um caráter forte com características sólidas, sendo determinados, inflexíveis, teimosos e capazes de uma cólera difícil de controlar.
Espírito de vibração masculina, polaridade positiva, como qualidade de Oxossi, faz parte do Par Vibratório de Ossãe. Responsável por toda a matas é, portanto, o patrocinador da sobrevivência pelo trabalho e pelo sustendo do dia-a-dia.
Espiritualmente representa a sobrevivência, a honestidade, a seriedade, firmeza. Em sua relação de conhecimento com o mundo e com os seres humanos, tudo é absolutamente claro, conhecido, conhecido, definido e definitivo. Não existem meios termos.
Materialmente significa que a pessoa ligada vibratoriamente a Irokô precisa desde pequeno aprender a ser forte, cultivar a retidão porque nem sempre encontrará amigos que a ajudarão a vencer as dificuldades, as desilusões e as traições. Esta vibração ajuda a seus filhos desenvolverem grandes poderes perceptivos embora muitas vezes não saibam como separar o joio do trigo. E é ai que fracassam por não pedir ajuda em virtude de sua altivez. Mas, a força de vontade e a persistência de Oxossi que reina em Irokô são as grandes armas para vencer qualquer dificuldade.
LOKÔ. O Mesmo que Irokô, isto é, Lokô e Irokô constituem uma das qualidades vibratórias de Oxossi. Ainda são cultuados em alguns Candomblés, mas na Umbanda dificilmente aparecem ou se manifestam como na África.
Continua
Nenhum comentário:
Postar um comentário