sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CULTURA UMBANDISTA 2 - Os 7 Sacramentos

OS SETE SACRAMENTOS DA UMBANDA Parte 2

2JUNTÓ DI BAYA (Casamento)
Onde estará a minha outra metade? Preciso dela para me fortificar e poder voltar para casa.

      Par Vibratório (Orixá) Regente = Yemanjá/Oxumarê.
      Aruanda = Nláomi (Grandes Águas). Calunga Grande.
      Arcanjo Tutor = Gabriel.
      Sincretismo com a Igreja Católica = Casamento.

Fundamento Místico: A procura do Par Vibratório. O aprendizado da tolerância capaz de permitir o respeito aos limites de virtudes e defeitos do par, quando se respeitam os direitos um do outro, permitindo assim a convivência harmoniosa entre seres de polaridades opostas. É a instituição da Família. Do Respeito, da conquista da abundância, da fartura e da regeneração das coisas.
A união de Pai e Mãe, a constituição da Família, o Lar, o Respeito, a busca do Par Vibratório. A força da união pela divisão. (Juntar forças, experiências, e dividir direitos). JUNTÓ quer dizer união, BA quer dizer Pai, e YIA quer dizer Mãe.

Provérbio Sacro:
MO LA ONA FUN O TORORO, KI OLE LA ONA FUN MI TORORO.
Eu abro para você um caminho reto e direto, assim você pode abrir para mim um caminho reto e direto.

“Toma lá, dá cá. Dividir para somar. O ajuste do Par Vibratório”. A união de um casal tem como finalidade na natureza procriar para a perpetuação da raça. Espiritualmente a união tem a finalidade de permitir ao espírito fracionado, separado de seu par, reaprender a pensar como se ambos fossem um só. Por ensinamento espiritual, aprendemos que a união dos pólos opostos (masculino e feminino, ácido e alcalino, positivo e negativo) provoca, neste caso uma explosão que serve não para separar, mas sim para “fundir” o par num só ser, como um só pensamento, um só coração, um só eu. (Sabemos que a união da energia de um polo positivo com a energia de um polo negativo provoca uma explosão ou curto circuito, mas no caso dos pólos do Par vibratório Espiritual ocorre uma fusão. É como se as matérias fossem expelidas pela explosão, mas a luz se funde numa só.).
Apesar de ser a mais difícil, esta ação é o mais forte meio de se praticar a evolução e o caminho da volta à casa do Pai.

Significado dos materiais usados: As Flores representam a geração de um novo estado, de uma nova situação. O botão que se abre é como o véu que se descobre e revela o segredo. Na flor estão as sementes que vão gerar novas árvores, assim como no casamento estão as sementes que irão gerar novas vidas, novas famílias. O ato de soltar as pétalas sobre a cabeça dos noivos representa o ato da Natureza de espalhar as sementes ao vento para que fertilizem a terra. As Alianças representam a união, o pacto entre dois mundos, dois espíritos que, apesar da união mantém a individualidade que garantirá aos filhos a medida exata dos dois lados da balança da justiça. As Alianças recebem as flores, ou as sementes da vida, a beleza do amor e o equilíbrio da justiça. Cada polo representa um dos poderes da Criação, por isto juntos, os dois pólos podem fecundar e gerar. As Rezas são o encontro das mentes com o Poder Onisciente de Deus. È a conversa com o Sagrado e o compromisso com a vida criada que é a manifestação do Poder de Deus. É a harmonização com o Divino. As Oferendas representam o alimento (o óvulo) que dá partida e garante o desenvolvimento do ser (espermatozóide). As Roupas são o simbolismo do abandono da “roupa profana”, da vida solteira, pela roupa nova da responsabilidade e da pureza de compromisso. A Água Salgada representa a regeneração da nova vida do casal, a fartura, a abundância dos bens materiais e espirituais que poderão ser tão grandes como o mar. A água salgada representa o alimento mais puro como o soro, que além de alimentar também cura os males, como o leite materno que dá ao corpo toda a proteção e defesa contra os males através de anticorpos. A Água Doce representa a harmonização e a limpeza, mas também representa a doçura que a vida conjugal deve ter. O Azeite representa o fogo (kundalini) que une a vida material com a vida espiritual, dando-lhes o poder da fecundação e da geração. É o “fogo da vida”. O Véu da Noiva serve para cobrir a pureza da jovem. O Onjá do Noivo serve para proteger a honra e a dignidade do compromisso assumido por ele. O Colar Branco de miçangas (ou as firmas ritualísticas de cada um) servem para dar ao casal a segurança da individualidade espiritual de cada um, representando a Banda e o caminho que escolheram. Representa, pois o Destino de cada um deles. As Quartinhas (quando forem usadas) servem para determinar a segurança da indissolubilidade do matrimônio quando desejada por ambos de livre vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário