A PRIMAVERA DE OXUM
Salve 12 de Outubro, salve Mamãe Oxum.
Salve N. S. Aparecida padroeira do Brasil.
Salve a Beleza, a Alegria, a Vida.
A Primavera chegou e com ela o esplendor da Natureza. As flores enchem os jardins, parques e matas, e o planeta se enche de cores até onde a vista alcança, e perfumes florais espalhados por todo o ar sinalizando a chegada da beleza e do amor. Assim é o manto de Mamãe Oxum. Belo como um céu estrelado, emanando essências de jasmim, lírios e flores silvestres lançados ao ar pelos quatro Anjos que guardam o seu Manto Sagrado. O Amor está no ar e o belo se manifesta. É chegada a hora de tudo renascer para dar continuidade à vida e nos fazer ver e sentir que a claridade da Primavera e do Verão, são a esperança do fim da tristeza e do frio que a escuridão do Outono e do Inverno costumam trazer para todos nós, mostrando que a vida possui dois tempos de aprendizado e vivência: um frio, escuro, triste fechado; o outro quente, claro, alegre e aberto. A vida é como a onda do mar que vai e volta, forte ou fraca, dependendo do vento que sopra. Oxum é a água doce dos rios que descem das montanhas e se infiltram no mar com uma força tão grande que o poderoso mar não consegue deter.
A luz que ilumina o nosso dia é a mesma luz que iluminará ou já iluminou o dia de nossos irmãos do outro lado do mundo. Da mesma forma, não importa onde nasça a flor. O seu perfume será o mesmo em qualquer lugar.
A morte de uma flor afeta toda a Via Láctea. Imagine a nossa morte, o que causará na Galáxia? A Sabedoria de Deus cercou as rosas de espinhos feios e perigosos, manchando de feiúra a beleza das rosas. Mas também foi a Sabedoria de Deus que colocou a beleza e o perfume das rosas no meio dos espinhos para amenizar a feiúra destes espinhos. A vida é como a rosa: é bela e perfumada mas possui muitos espinhos.
Oxum é a esperança de todos aqueles que estão sofrendo por desamor, saudade, tristeza ou solidão. Oxum é a esperança doce de todo coração, pois ela adoça a vida com a força da paixão.
Por tudo isso, a Primavera é a estação das flores. As flores, juntamente com os doces, fazem a festa das crianças. As crianças são o reflexo do Orixá Yori ou Ibeji que é o Par Vibratório de Oxum. Além das flores e dos doces, Oxum também e principalmente representa o Amor, a doçura da vida, a beleza e alegria de viver.
Assim a Primavera se reveste de extrema importância na vida das pessoas por ser a estação da beleza, do perfume e do amor. A dona desta festa, Oxum, representa a família, a mãe, a esposa amiga, o alívio, a consolação, o repouso, a beleza, o amor e a alegria de viver. É a mãe da riqueza e possui o dom da fertilidade.
Espiritualmente Oxum representa a força e o poder do amor transcendental e a doçura da existência. É o poder do ouro espiritual.
Como a vida é dual, o outro lado de Oxum é representado pela tristeza, pelo desamor, pela solidão, pela amargura e pela saudade. Lute contra isso se apegando à Oxum.
Do amor mais sutil e fraternal até os limites do amor mais denso e passional, existe uma gama de variação das manifestações amorosas no ser encarnado. Por este motivo, tudo que se possa falar do amor ainda é pouco e certamente não se conseguirá falar tudo.
O amor é o rio, o amor é o vento, o amor é o mar, as cachoeiras, as lagoas e os lagos, as fontes e as chuvas, a alegria da criança, a lágrima da saudade. O amor é a tristeza da solidão e o encanto da emoção. O choro da saudade ou o grito da liberdade. O amor é o brilho do olhar maroto ou o embaçado olhar de um morto; o amor é vida que transcende a morte, pois se perpetua na lembrança e se manifesta na esperança, já que ele é o único que pode vencer a própria morte.
O amor tem a cor do ouro e o brilho do diamante, pois ele é rico para quem ama e ardente para os amantes.
Oxum és o amor interno,
De Yori o encanto terno,
Do mundo o amor fraterno,
De mim o amor eterno...
Brasão de Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário