sábado, 30 de agosto de 2014

Item 7 – OS RITUAIS NA UMBANDA

RITUAL E CAMARINHAS
Por: Brasão de Freitas

RITUAL DE TRABALHO


Abrie um Trabalho é iniciar um ritual

(Foto: Magia, feitiços e poções originais)

Fundamento de Origem e Magia
Vamos repetir o que dissemos na matéria anterior sobre os rituais quando falamos do Ritual de Abertura de Trabalho. Queremos aqui confirmar que o nome correto é RITUAL DE ABERTURA DE TRBALHOS. Tudo que é ritual na Umbanda começa na abertura de trabalho, que na realidade significa “abrir a sequência lógica de qualquer cerimônia ritualística”. Nenhuma vibração será alcançada se não for seguida uma sequência lógica específica, isto é, já consagrada por ritual e liturgia. Caso contrário, não haverá conexão energética. Para efeito dos Rituais Defininitivos e Liturgicos ou Rituais Sacros (Que são os principais Rituais da Religião Umbandista) os rituais devem seguir sequências lógicas e racionais definidas como Sacramentais. Para esses casos sempre será necessário o que foi descrito na postagem anterior que vamos repetir a seguir :
“O TRABALHO, mais especificamente “abrir” Trabalho significa efetuar ou iniciar um ritual do tipo Gira de Umbanda sem a presença mínima de sete médiuns com ordem de trabalho ou sem os assentamentos de segurança de um Terreiro. A sua finalidade no dia a dia é poder abrir e fechar cerimônias ritualísticas as mais diversas com uma quantidade mínima de pessoas que sejam médiuns (Muitas vezes apenas o médium que comanda os trabalhos).
Desta forma o TRABALHO é fundamental na sistemática ritualística da Umbanda justamente pela necessidade de se realizar rituais como os que a seguir vamos mostrar.”
Na verdade, qualquer contato com o Mundo Espiritual ou Subjetivo, tem que ser feita através de “Abertura Ritualística”. Esta Abertura Ritualística consta em princípio do seguinte:

O Ritual (Síntese)
A Cerimônia básica deste Ritual considerando o mais simples de todos que é simplesmente rezar uma Oração para entrar em contato com o Mundo Espiritual, até o mais complicado dos inicios de rituais Sacramentais, consiste no seguinte: Preparação do material, a escolha do local (Mesmo que seja apenas uma oração, o local é muito importante) assentamentos de Defesa se for o caso; Abertura, Efetuar a oração de abertura do trabalho ou simplesmente saudação ao mundo espiritual antes da Oração definitiva caso seja apenas uma oração; a Realização Cerimonial, que consiste em efetuar a oração; refetuar os pedidos; Encerramento, Fechamento espiritual do ritual ou despedida com agradecimento antecipado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário