sábado, 16 de agosto de 2014

Item 10 – OS ELEBARAS NA UMBANDA (Parte 13)

QUIMBANDA (EXU/POMBAGIRA)
(AXIRÔS/ELEBARAS)
Por: Brasão de Freitas
Parte 13 – PERFIL GERAL DE POMBA GIRA

ELEBARA VISTO PELA CORRENTE POPULAR
Representação de Pomba Gira Maria Mulambo

PERFIL POPULAR DE POMBAGIRA
Como Divindade é considerada vibratoriamente como par de Exu. Assim sendo, o que diferencia são apenas as características femininas ou passivas da força que representa.
Como entidade, é essencialmente feminina e possui o poder do domínio dos sentimentos afetivos, sensuais e sentimentais, além de controlar o “poder orgânico”.
Apresenta-se sempre de forma sensual, provocante mesmo, porém agindo de forma absolutamente individual sem parcerias.
Seu domínio sobre o “poder orgânico” se refere aos órgãos genitais, nos casos de doenças e potência. Sua atuação se efetua tanto na mulher como no homem, em todo o seu campo de atuação.
Manifestada em incorporação (Homens ou Mulheres), dança de forma bem feminina, demonstrando seu grande poder sobre o “corpo”. Com sua dança, bota para fora o ego, seus gestos definitivamente tem ligação com seu trabalho no descarrego, e dão “ajuda” física ao médium ao qual está incorporada. Seu trabalho é fundamental no equilíbrio dos seres. Também estão envolvidas nos processos de cura do corpo físico, principalmente de doenças perigosamente devastadoras com Cancer.

AS SETE LINHAS
A grande Corrente Popular (Corrente no sentido de grupo) durante muito tempo não se aprofundou nos conhecimentos e fundamentos dos Elebaras, talvez por não saber ou talvez por medo.
Após o surgimento das obras do insigne Mestre W.W. da Matta e Silva, uma grande mudança começou a acontecer nas hostes da Corrente Popular. Considerando também que as Entidades responsáveis por templos umbandistas muito influenciaram trazendo novos conhecimentos e conceitos sobre Exu, os demais templos começaram a “tratar” Exu com mais compreensão, respeito e fundamento. Rapidamente começaram a surgir templos com rituais onde a figura do Exu Guardião começava a aparecer, como aqueles que equilibravam os Espíritos Guias.
Hoje em dia, na Corrente Popular, já é comum ver Exu dando passe e usando roupa branca. Da mesma forma, os fundamentos começaram a serem sincronizados, com a interferência direta das próprias Entidades. Exu deixa de ser tabu e medo, para ser Elebara, o Agente Cósmico Universal, senhor do Axé ou Poder da Reposição e Restituição à Natureza.
Os nomes das Entidades, Chefes de Falange ou de Legiões ou mesmo de Entidades Guardiãs ou Protetores, são simbólicos e regionais (região do Brasil), pois Exu não gosta de dar seus verdadeiros nomes. Preferem ser identificados com um nome popular e que reflita, muitas vezes, uma “roupagem” utilizada no mundo das trevas. Admitindo que o Poder das Trevas é temporário, os nomes também deverão ser, salvo os “mântricos” e de “fundamentos espirituais”. Admitindo também que a Verdade de amanhã é diferente da Verdade de Hoje, pois será uma Verdade mais Evoluída e mais fundamental.
E é o próprio Exu quem nos revela, ou nos ensina esta grande verdade quando de “viva voz” nos diz: “Hoje nós somos o que um dia tu fostes e tu és hoje aquilo que um dia nós fomos. Como seremos amanhã, nós e tu, só o ODU pode nos dizer...” (Andaru).
“A verdade Plena é como a Sabedoria Total: Pertence a todos, porque é constituída pela Verdade que todos carregam, e não é de ninguém, porque ninguém é dono dela e, um só ser, com exceção de Zambi, jamais conseguirá abarcar toda a verdade contida em todos”.(Andaru).
“Por isto, ao invés de criticar, faça. Ao invés de ficar dizendo que é o dono da Verdade, ensine a sua. Ao invés de querer obrigar os outros a aceitarem como a única certa, a sua Verdade, aprenda a verdade deles. Quem sabe, de verdade em verdade, pelas encruzilhadas da vida, um dia você conheça tantas verdades dos outros que possa ser chamado de Mestre da Verdade, por um deles...” (Andaru).
Conheça agora o nome das Sete linhas da Quimbanda em oposição às da Umbanda:
Coroa da Encruzilhada: Alaxirô que é o Axirô de Lúcifer que é o Exu Indiferenciado.
1- Alaxô é o Axirô de 7 Encruzilhadas que é o Exu Indiferenciado.
2- Nugô é o Axirô de Tranca Ruas que é o Exu Indiferenciado.
3- Issoxô é o Axirô de Marabô que é o Exu Indiferenciado.
4- Ognax é o Axirô de Gira Mundo que é o Exu Indiferenciado.
5- Amiroy é o Axirô de Tata Caveira que é o Exu Indiferenciado.
6- Iroy é o Axirô de Tiriri que é o Exu Indiferenciado.
7- Ajnamey é o Axirô de Pombagira Rainha do Mar que é o Exu Indiferenciado.

NOTA: Axirô é a energia Caótica (Indiferenciada) que é oposta (Inversa) à Vibração Luminosa dos Orixás. O Orixá possui a Inteligência que é Energia Espiritual Positiva. O Axirô possui o Instinto que é Energia Material Negativa. Axirô não pensa, age.

Como diz o OGBE MEJI: “Orunmilá diz que as coisas devem ser feitas pouco a pouco: Eu digo; é pedaço por pedaço que se come a cabeça do preá; é pedaço por pedaço que se come a cabeça do peixe.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário