domingo, 24 de agosto de 2014

Item 5 – ASSUNTOS DIVERSOS – Oxumarê

OXUMARÊ AS CORES DA VIDA NO UNIVERSO

Por Brasão de Freitas
Oxumarê
(vibflog.com)

Salve 24/08/2014. Salve OXUMARÊ o Senhor da Luz refratada, o Par Vibratório de Yemanjá que juntos formam a CORÔA DIVINA com os outros 6 Pares Vibratórios das 7 Linhas da Umbanda.
Segundo o Candomblé, em termos bem superficiais, pode-se associar o Arco-Íris ao bem e a cobra ao mal porque, se o primeiro é uma imagem colorida, bonita que traz prazer estético às pessoas, o segundo é um animal perigoso, traiçoeiro e misterioso que tudo é capaz de fazer, levando o homem à morte. Entretanto, convém observar que tanto a cobra como o Arco-Íris têm muito mais em comum do que diferenças radicais, pois ambos são representações mitológicas do mesmo fenômeno, que é a existência dos ciclos que se repetem na vida, mesmo que sejam em oitavas acima, de forma helicoidal. Por este poder que ilumina o universo, a Umbanda reverencia esta grande Força que simboliza o MOVIMENTO DO UNIVERSO.
A Luz de Oxumarê se refrata em cores, derramando beleza e riqueza por todo o Universo. Seu refletor, o hidrogênio do espaço cósmico, são as águas da vida (As Águas de cima) a que se refere a Bíblia dos Cristãos, enquanto Yemanjá representa as águas de baixo, o útero que gera a vida.
Assim começou a se desenvolver a vida no Universo Criado por Deus.
A refração da Luz representa a Diversidade da Vida no Universo e não a variedade de opções instintivas de prazeres do ser humano.
Por atuar dentro do mesmo signo regente (Câncer) com seu par Yemanjá, muitas vezes é confundido e a ele atribuído atividades passivas (femininas) que são manifestações de seu par Yemanjá e não suas.
O movimento é a resultante de uma preponderância alternada entre duas forças antagônicas (Originalmente e simbolicamente, Luz e Trevas). Aquele que dá, recebe; aquele que recebe, dá; aquilo que vai, volta.
A vida compõe-se de uma aspiração e um sopro; de um fluxo e um refluxo; etc., que denota uma dualidade não de poder, mas sim de um par.
Do vocábulo Oxumarê temos decodificado:
O = Círculo
OX = Ação ou movimento
UM, AUM = Energia em ação e movimento
MA = Água; elemento fluente
RE = Iluminar; reinar

Traduzindo por fonemas teremos:
OXUMARÊ = Ação da luz movimentando a água, ou Ação da luz sobre o fluxo e refluxo dos elementos fluentes.
Considerado como Poderoso Senhor das Riquezas (O pote de ouro no fim do Arco-Iris), sua maior riqueza é a refração da Luz que significa Arte e Religião ou Beleza e Fé, dois dos quatro Pilares da Sabedoria Universal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário