terça-feira, 20 de agosto de 2013

Item (8) Iniciação na Cultura Umbandista—Interatividade 12 (Cont. item 1)


ITEM 8 - SOLUÇÃO DA INTERATIVIDADE

DO DÉCIMO SEGUNDO TEMA

Por Brasão de Freitas

 

Desenhos respostas das interatividades

 

INTERATIVIDADE do 12º Tema

1-Como se comportar diante de um Exu?

2-Como se comportar diante de uma Pombagira?

3-O que é um Exu?

4-O que é uma Pombagira?

5-Quem frequenta as Giras de Esquerda? Quem não deve frequentar?

6-É preciso ter cuidado com as palavras ou frases dos Elebaras? Por que?

 

 

Respostas do 12º Tema

Primeira Pergunta

Resposta = . Diante de um Exu ou Pombagida devemos nos comportar com o maior respeito e sem medo. Afinal os Elebaras são espíritos escolhidos pelos Guias de Luz para protegerem o Templo, os médiuns e as pessoas que frequentam o Templo. Eles não representam o Mal e sim o combate ao Mal.

 

 

Segunda Pergunta

Resposta = As Pombagiras são muito importantes no processo mediúnico das pessoas e no dia-a-dia de homens e mulheres pois é a entidade que protege o corpo físico contra todo tipo de mal, inclusive doenças. Se quer ter sempre sua saúde em dia, trate bem as Pombagiras.

 

 

Terceira Pergunta

Resposta = Um Exu é um Espírito masculino que está preso na Penumbra das Trevas do lado da matéria caótica. Podem servir de protetores para homens e mulheres. Os Espíritos da Quimbanda que trabalham na proteção da Umbanda são chamados a participar de rituais próximos aos portais entre Luz e Trevas onde eles têm oportunidade de evoluir com seu trabalho de ajuda mediúnica.

 

 

Quarta Pergunta

Resposta = . Da mesma forma que o Exu, também assim é a Pombagira. Assim como os Exus, podem servir de protetores para homens e mulheres, e mais especificamente protegendo o corpo. Os Espíritos da Quimbanda que trabalham na proteção da Umbanda são chamados a participar de rituais próximos aos portais entre Luz e Trevas onde eles têm oportunidade de evoluir com seu trabalho de ajuda mediúnica.

 

 

 

Quinta Pergunta

Resposta = As Giras de Esquerda estão divididas em duas partes. A primeira é aquela onde os Elebaras incorporam com a mesma roupa branca dos médiuns, numa extensão da Gira normal da Direita, e que vêm com a finalidade de concretizar os pedidos feitos pelos assistentes aos Espíritos de Luz (Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Boiadeiros, Marinheiros, Baianos, etc.), podendo atender qualquer pessoa, inclusive jovens. A segunda parte são as giras de descarrego mediúnico e do Templo das quais somente podem participar os médiuns maiores de idade, e por isso se constituem em Gira Fechada (Ao público).

 

 

Sexta Pergunta

Resposta = Se considerarmos que os Elebaras representam o “outro lado” da Luz, tudo que disserem pode ser interpretado ao contrário. Por exemplo, se ele chama alguém de “burro” pode ser um elogio, mas também pode ser verdade. Por isso é preciso muito cuidado nas interpretações do que é dito numa Gira de Esquerda, principalmente as “Fechadas”. Muito cuidado com o que você interpreta sobre o comportamento de um Elebara. Respeito é a palavra certa.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário