sábado, 27 de abril de 2013

Item 1 - INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA


INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA
(Assistentes e Principiantes)
Iniciação 9º Tema

Oxalá --- Ogun --- Oxossi --- Xangô --- Yorimá --- Yori --- Yemanjá
(paubrasil.it, Martinez, orixasalaketu.blogspot.com, Marcos Vinicios Uchôa, Martinez, igiomoalaketu.blogspot.com, centroanjolesi.org)

Nono Tema: AS SETE LINHAS DA UMBANDA.
HISTÓRICO.
São chamadas de Sete Linhas da Umbanda, os Sete Grupos Hierárquicos ou as descendências naturais de cada um dos Sete Orixás Virginais.
Cada Orixá Virginal comanda uma hierarquia de espíritos que começa nos mais evoluídos e chega até nós, espíritos viventes no Universo Astral. Isto quer dizer que um espírito da Linha de Oxalá que esteja vivendo no nosso Mundo possui a mesma qualidade vibratória do Chefe da Coroa que comanda a cadeia.
Desta forma, cada Linha tem suas características vibratórias que vibram em todo o Universo, tanto Espiritual como Astral. A diferença entre estes Orixás pode ser notada pelas características individuais de suas relações vibratórias. Vejamos, pois Linha por Linha a seguir.

Oxalá.
Cor vibratória = Branca.
Guias = De miçangas brancas.
Flor vibratória = Girassol.
Ervas sagradas = Oliveira, levante.
Perfume = Sândalo.
Símbolo = Uma Cruz.

Ogun.
Cor vibratória = Vermelha.
Guias = De miçangas brancas e vermelhas.
Flor vibratória = Cravo vermelho e cravo branco.
Ervas sagradas = Espada de Ogun, Jurubeba.
Perfume = Cravo, Tuberosa.
Símbolo = Uma Espada.

Oxossi.
Cor vibratória = Verde.
Guias = De miçangas verdes.
Flor vibratória = Palmas, Violetas.
Ervas sagradas = Manjericão, Acácia Jurema (Jurema Preta).
Perfume = Alfazema, Violeta.
Símbolo = Uma Flecha.

Xangô.
Cor vibratória = Marrom.
Guias = De miçangas marrons.
Flor vibratória = Lírio, Flor de Coral.
Ervas sagradas = Louro, Parreira.
Perfume = Mirra, Heliotrópio.
Símbolo = Machado duplo ou um Raio.

Yorimá (Obaluaê).
Cor vibratória = Violeta.
Guias = De miçangas violetas ou miçangas brancas e pretas.
Flor vibratória = Margaridas, Dálias escuras.
Ervas sagradas = Arruda, Guiné.
Perfume = Narciso, Junquilho.
Símbolo = Um Búzio.

Yori (Ibeji).
Cor vibratória = Rosa.
Guias = De miçangas cor de rosa ou azul claro com cor de rosa.
Flor vibratória = Crisântemo, Copo-de-leite.
Ervas sagradas = Alecrim, Oriri de Mamãe Oxum.
Perfume = Alfazema, Benjoim, Jasmim.
Símbolo = Uma Flor.

Yemanjá.
Cor vibratória = Azul claro.
Guias = De miçangas azuis claros.
Flor vibratória = Rosa branca (ou de qualquer cor).
Ervas sagradas = Panacéia, rosas, avenca.
Perfume = Verbena, rosas, açucena.

INTERATIVIDADE.
1.O que você entende como Linha de Umbanda?

2.Quantas Linhas são?

3.Desenhe os símbolos das Linhas.

4.Cite algumas características vibratórias individuais das Sete Linhas.

NOTA IMPORTANTE
As respostas sobre as perguntas da interatividade serão dadas a quem nos perguntar.

COMPORTAMENTO.
Se eu tenho que vivenciar (experimentar) as energias vibratórias de um Orixá previamente determinado nesta encarnação, quer dizer que se eu conhecer as características vibratórias da Linha do meu Orixá de nascimento e procurar sentir e viver estas energias com acerto, então estarei cumprindo aquilo que os Seres Superiores determinaram para minha encarnação.
Desta forma tenho certeza de que estarei no caminho de Olorum (Deus), porque estarei assimilando e adquirindo Luz espiritual que é o alimento da minha Alma.
Como o Orixá é uma força da Natureza e eu aprendi como entrar em sintonia com estas forças, pretendo respeitar e amar a Natureza, pois só assim estarei respeitando e amando a mim mesmo e a meu próximo.

APRENDENDO A REZAR.
Pronto, agora já sei para quem devo rezar e pedir ajuda no cotidiano da minha vida. É só conversar um pouquinho todo dia com meu Orixá de nascimento, que tenho certeza de que minha vida vai melhorando dia a dia.

Oremos
Meu anjo e meu senhor de todos os momentos, nunca me abandone e sempre ilumine meu caminho, mesmo que eu esteja perdido e de vos me esquecido. A sua luz haverá de me fazer enxergar o caminho certo e me permitir voltar para meu destino.

CANTAR TAMBÉM É UMA FORMA DE REZAR

Ponto de batismo.
Ó rio verde, ó rio de Jordão. (bis)
São João batizou Cristo,
Cristo Batizou São João.
E os dois foram batizados no rio de Jordão.

OBSERVAÇÃO:
As fotos e figuras usadas neste blog foram copiadas da Web e dado o devido crédito a quem as postou ou ao autor da foto ou obra. Pedimos desculpas aos autores que não conseguimos identificar. Caso os autores desejem ser indicados, teremos a honra de citá-los neste blog, desde que nos comuniquem e comprovem (A comprovação se faz necessária para a devida proteção do verdadeiro autor). Desde já meus agradecimentos e Axé de Zambi para todos nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário