sábado, 5 de julho de 2014

Item 7 – OS RITUAIS NA UMBANDA – 14 - Sacudimento

RITUAL E CAMARINHAS
Por: Brasão de Freitas

RITUAL DE SACUDIMENTO
Sacudimento com ervas

(babalaô Adriano Camargo-rodrigocamargo.wordpress.com)

Fundamento de Origem e Magia
Este é um ritual que demanda muito poder pois a sua atuação interfere de forma decisiva na vida das pessoas.
Por esta razão, seu uso acaba sendo muito restrito e só pode ser executado por alguém que tenha assentamentos e grau sacerdotal de alto nível, tal os riscos derivados do mau uso do ritual.
O Sacudimento é também conhecido como Bate-Folhas, embora não seja feito exclusivamente com folhas. Sua função é destacar (Desagregar) do corpo (Aura) energias diversas negativas ou positivas. No uso de ervas, o ritual prevê a batida das folhas por toda a superfície do corpo como se estivesse “espanando” a sujeira do corpo. Outros elementos usados como por exemplo a carne de animais abatidos são usados como  elementos com força de atração que ao passar pelo corpo, atrai para si as energias correspondentes que se grudam no corpo.
Todo o processo do “bate folhas” é executado com o solicitante dentro de um ponto Kabalístico (Ponto este especialmente desenvolvido pelas Entidades Espirituais para uso exclusivo neste ritual) que funciona como portal de comunicação entre Planos Vibratórios (Densos e Espirituais).
O mais comum é que este ritual seja executado nas dependências de um Templo Umbandista onde os assentamentos de defesa estejam devidamente “ativados” principalmente para segurança de todos os participantes ou presentes.
Este tipo de ritual também costuma ser aplicado em residências ou estabelecimentos comerciais.

O Ritual (Síntese)
A Cerimônia básica deste Ritual consiste em: Preparação que envolve desde a preparação material e espiritual do local (Caso não seja no Templo) assentamento do Templo (Quando é feito no Templo), a limpeza material e espiritual do Templo, escolha de sambas ou ajudantes, organização e conferência de todos os materiais ritualísticos; Abertura, início com rezas e orações de abertura, Banho de descarrego; a Realização Cerimonial, que constitui no “Bate Folhas” com cânticos específicos, ficando o paciente dentro de um ponto cabalístico riscado no chão, assentamento de Anjo da Guarda e bate cabeça; Encerramento, Fechamento espiritual pontos específicos com ritual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário