sábado, 7 de setembro de 2013

Item 4 – ORIXÁS: OBÁ 3

ORIXÁS II
PERFIL DE OBÁ 3
VISÃO DO GRUPO INICIÁTICO


Obá
(revistaxire.com.br)

PERFIL CÓSMICO
Para a corrente iniciática ou esotérica da Umbanda, Obá é um Orixá feminino, par vibratório de Ogun, que representa o lado passivo da vibração cósmica do Orixá Ogun.
Para melhor entendimento dos leitores, devemos informar que, para facilitar o entendimento das pessoas, foi criado pelo ser humano uma nomenclatura sobre o que vem a ser as 7 linhas da Umbanda.
Estas ditas linhas são sinônimos de Faixas Espirituais, Tonalidades Espirituais ou Vibrações Espirituais.
Essas faixas ou vibrações espirituais, que são em número 7, na realidade são aquilo que denominamos Orixás. Estes Orixás são vibrações cósmicas e espirituais em perfeito equilíbrio, ou seja, são igualmente ativas e passivas, positivas e negativas, masculinas e femininas, etc.
Assim é que estas 7 Essências Espirituais ou Variantes da Lei, são expressas através de um Par Vibratório. Isto quer dizer que toda Vibração Espiritual Virginal (ou Reino dos Espíritos) é dual ou binária.
Esta dualidade virginal tem provocado no entendimento das pessoas uma grande confusão, principalmente quando se refere às 7 Vibrações ou 7 Linhas da Grande Lei, que é a Umbanda. Este desconhecimento gerou 14 Orixás (2 vezes 7 ) e mais dois intermediários, isto no Universo Astral.
Na verdade, tudo isto significa que o Orixá é de dupla polaridade e só se expressa assim no Universo Astral. No Reino Virginal as polaridades se transformam numa única tônica vibratória, de qualidade neutra.
Esta separação ou diferenciação é que faz surgir no Universo Astral os sexos masculino e feminino.
Estes sexos (masculino e feminino) foram simbolizados ou expressos através do oitavo elemento que é Exu (7+1) em seus dois aspectos (Exu masculino / Exu feminino).
Assim, pois surgiram os 16 Orixás.
O Orixá masculino é representado no Universo Astral pelo nome da própria vibração Espiritual que denomina a Linha ou Essência.
Já a polaridade feminina passou a ter uma denominação própria que caracteriza o seu estado de manifestação diferenciado da polaridade masculina.
O Conceito Cósmico de Obá tem a seguinte configuração:
O = Círculo, Lei.
B = BA = Ã = BAN = Conjunto, Princípio, Ligação.
OBA = Ligação da Lei

ATIVIDADE KÁRMICA
A Vibração de Obá reflete a ligação entre a luta e a fé; o princípio que ativa a luta, impulsiona a Fé, induzindo ao tempo que se gasta para se aprender a Ter fé; o movimento/tempo da partida em direção à evolução.
O Par Vibratório da Luta, da Partida, que existe para que o movimento se manifeste. (Conceito deste autor que lhes escreve).
OBÁ é, pois a força passiva, feminina da Luta, da guerreira Cósmica, vencedora das demandas da fé das incongruências do sentimento.
Em nossas humildes observações na vivência da corrente iniciática, aprendemos a ver o Orixá Obá por um ângulo muito pessoal.
Consideramos Obá como o Tempo Cósmico.
O tempo é um grande mistério. Ele existe no Passado, no Presente e no Futuro. Ele existe no Reino Virginal e no Universo Astral, embora com qualidades e valores diferentes. Se no reino Virginal ele representa a eternidade, no Universo Astral ele dimensiona o infinito, mede a velocidade e determina os ciclos e ritmos de tudo que existe.
Por tudo isto, dizemos que Obá é ligação entre a inércia e o movimento.

DADOS RITUALISTICOS
          Cor vibratória: Alaranjado
          Mantra: Eamaka
          Geometria sagrada: Heptágono
          Número sagrado: 7
          Signo Zodiacal: Escorpião / Áries
          Astro regente: Marte
          Dia propício: Terça-feira
          Força sutil: Hídrica: Ígnea
          Elemento: Água; Fogo.
          Ponto cardeal: Oeste; Sul.
          Metal: Ferro
          Mineral: Rubi – Água marinha.
          Horário vibratório: Das 03:00 às 06:00 horas
          Letra sagrada associada ao Signo Zodiacal: M: E
          Letra sagrada associada ao astro regente: C
          Vogal sagrada: O
          Essência: Tuberosa; Cravo.
          Flor sagrada: Cravo vermelho
          Erva sagrada: Jurubeba.
          Erva de Exu: Espada de Ogun
          Exu Guardião: Tranca Ruas
          Chefe de Legião: Ogun Delê
          Arcanjo tutor: Samuel
          Energia: Poder do pensamento criador
          Atividade positiva: Generosidade
          Atividade negativa: Egoísmo
          Atividade espiritual Kármica: A Luta Sagrada
          Raio sagrado: Raio Alaranjado Puro
          Princípio hídrico: Vontade
          Poder Volitivo: Justiça

OBSERVAÇÃO:
As fotos e figuras usadas neste blog foram copiadas da Web e dado o devido crédito a quem as postou ou ao autor da foto ou obra. Pedimos desculpas aos autores que não conseguimos identificar. Caso os autores desejem ser indicados, teremos a honra de citá-los neste blog, desde que nos comuniquem e comprovem (A comprovação se faz necessária para a devida proteção do verdadeiro autor). Desde já meus agradecimentos e Axé de Zambi para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário