sábado, 25 de maio de 2013

Item 1 - INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA

INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA
(Assistentes e Principiantes)

Iniciação 10º Tema
Gira de Umbanda
(Templo Pai Taquiri das 7 Ondas)

Décimo Tema: A GIRA.

HISTÓRICO.
A Gira é o principal ritual que caracteriza a Religião de Umbanda, pois é o ritual mais frequentado pela quase totalidade dos adeptos umbandistas. É nas Giras que se manifestam os Espíritos Guias e Protetores que atuam como missionários da Corrente Astral, na comunicação entre seres encarnados e espíritos desencarnados altamente evoluídos cuja missão é auxiliar na evolução dos seres humanos, orientando-os na escolha dos caminhos evolutivos e aliviando-os de dores e sofrimentos.
É através do Ritual da Gira que se abrem os Portais de comunicação entre o nosso Mundo e o Mundo Divino. Todos os rituais da Umbanda tem como finalidade a preparação dos médiuns e adeptos para o ritual da Gira onde se manifestam os Espíritos para a prática da caridade, que é o grande principio evolutivo da comunidade umbandista.
Como todo ritual, a Gira tem a Preparação, o Atendimento (Incorporação e passes) e o Encerramento. Estas três fases acontecem num salão dividido em duas partes chamadas de Conga e Assistência. O atendimento aos assistentes acontece tecnicamente como num hospital. Existe a sala de preparação (Assistência) e a UTI (O Conga) onde se processa o tratamento (Passe e descarrego). Entre o Congá e a Assistência existe uma divisão física que contem uma porteira. Esta porteira física na verdade é o Portal de acesso do mundo profano (Assistência) para o mundo divino (o Congá). Após o tratamento, o assistente volta para casa ainda convalescente após o tratamento espiritual, e deve proceder com cautela nos próximos dias para que surta efeito o atendimento efetuado pelos espíritos.
A Gira é tão importante para a Umbanda da mesma forma que a Missa é para os católicos, ou o Culto para os evangélicos, ou o Sema é para os mulçumanos, etc.

INTERATIVIDADE.
1.No seu ponto de vista, para que serve a Gira?

2.Você já participou de alguma Gira?

3.O que mais lhe chamou a atenção?

4.Em quantas partes se divide a Gira?

5.O que você acha de conversar com as Entidades?

6.Descreva os tipos de Entidades que você viu atuar.

NOTA IMPORTANTE
As respostas sobre as perguntas da interatividade serão dadas a quem nos perguntar.

COMPORTAMENTO.
Reconhecendo que a Gira é muito importante para todos os umbandistas e também para aqueles que não são, mas que vão até lá para pedir ajuda numa hora difícil (A Umbanda não atende apenas os umbandistas, mas também qualquer pessoa que a ela recorra mesmo sem ser adepto, e mesmo sem ter qualquer obrigação ou dever de retribuir de qualquer forma), sinto que todos que ali estão presentes devem participar ativamente de todo o ritual e com muito empenho para que a vibração tão almejada por todos os presentes possa acontecer durante a seção, que certamente também beneficiará aos ausentes que durante a cerimônia da Gira sejam lembrados e por eles um pedido seja feito, mesmo que eles não saibam que por eles alguém esteja rezando. A Gira é o lugar certo para nós nos equilibrarmos na vida e também para fazermos nossos pedidos e súplicas.

APRENDENDO A REZAR.
A cada tema que aprendemos nestas reuniões de cultura umbandista, mais aprendemos e mais fácil vai ficando entender como e porque a reza é a ferramenta mais poderosa de que qualquer ser humano dispõe na vida, independente de qual seja a sua Religião.
Com certeza, hoje em dia, após aprender Dez Temas Iniciáticos da Umbanda, sinto-me mais perto de Olorum (Deus) e sinto uma paz de espírito que não consigo expressar de tão forte que é e da força vibratória que me domina.

Prece de Cáritas.
Deus Nosso Pai que Sois todo poder e bondade, daí a força àqueles que passam pela provação, daí a Luz a quem procura a verdade. Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus, daí ao viajor a Estrela Guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai, que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade meu Senhor para aqueles que não Vos conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
Deus. Um raio, uma centelha do Vosso amor pode abrasar a Terra. Deixai-nos beber nesta fonte de bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão. Como Moises sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, ó Bondade, ó Beleza, ó Perfeição. E queremos de alguma sorte merecer a Vossa Misericórdia.
Dai-nos a força de ajudarmos o progresso a fim de subirmos até Vós.
Dai-nos a caridade pura, a fé e a razão.
Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas, o espelho onde se refletirá a Vossa Santa e Misericordiosa Imagem. Amém.

CANTAR TAMBÉM É UMA FORMA DE REZAR
Ponto de Baiano.
Bahia, Bahia linda,
Bahia do meu amor.
Eu venho de tão longe meu Senhor,
Saudar a Bahia que tanto me ajudou.
Eu hoje estou aqui,
Tão cheio de emoção.
E peço ao Senhor do Bomfim,
Que me abençoe e olhe por mim.








Nenhum comentário:

Postar um comentário