sábado, 16 de março de 2013

Item 3 - CULTURA UMBANDISTA - REZA


VIDA RELIGIOSA (7 de 10)
VIDA RELIGIOSA Parte 7 - REZAS

Oração
(Joomla Template – Modern Church)

Oração ou Reza
SÍNTESE
  • Orar é conversar com Deus ou com a Divindade
  • Fundamento Básico: o contato pessoal/sensorial, a razão, a vontade, a consciência do EU, a Onipresença, a Onipotência e a Onisciência da Divindade Suprema.
  • Tipos básicos de Oração: as Ritualísticas, os Pedidos ou Súplicas, e os agradecimentos.
  • Som, Pensamento, Vontade e Intelecto: energias em movimento na reza.

O Poder da Reza
Existe um Poder Oculto em cada um de nós, que nos eleva colocando-nos em contato com o Poder Infinito, e que por isso nos permite, então, conversar com este Poder e exprimir todo o nosso sentimento mais puro de amor, de fé, de confiança e crença na Bondade, na capacidade e na potência do Poder Infinito. A este contato chamamos de Reza.
A Reza é, pois uma Oração (Oração é uma conversa).
A Oração é um pensamento elevado, carregado de amor, de certeza, confiança e, sobretudo livre do medo, da tensão e da ansiedade. É uma conversa com Deus para a formulação de um pedido.
Quando você reza, você exterioriza o seu sentimento mais profundo e puro em direção ao Poder Supremo, esperando que suas ondas de súplicas alcancem as infinitas e onipresentes ondas de Poder do Ser Supremo e Absoluto, fazendo com que Ele o ouça e, como Pai Criador que é, se compadeça do filho e atenda seu pedido.
O que faz uma oração ser eficiente? O que faz com que ela funcione de fato? Em que se baseia a crença e a certeza do contato e da resposta? Ora, sabemos que Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente e transcende o tempo, o espaço e a matéria. O Único assim existente, Senhor do Tudo e do Nada.
A fé, sentimento próprio do ser humano, é uma maneira de pensar, uma atitude mental. É a fusão de seu pensamento com seu sentimento, ou de sua mente com o seu coração. Mas a fé precisa ser racionalizada para que o pedido gere frutos ou retorno. É assim que se obtém resultados.
Todas as pessoas têm fé. A grande questão é saber como a pessoa vai usá-la. A oração é um desejo de fé dirigido a Deus.
A Força Mágica que reside dentro de você é a Força Mental Universal, que é a maior do mundo. Esta Força é repleta de Sabedoria capaz de tirá-lo da pobreza e da doença e colocá-lo no caminho da felicidade da paz e da alegria.
Qualquer que seja o seu desejo, esta Força Mental pode realizá-lo para você, pois esta Força está dentro de você, na sua mente, que vibra em unisso com a Mente Universal.
Como então orientar a sua mente de como pensar, e o que pensar?
Isto é feito pela repetição, pela fé e pela esperança, elementos fundamentais de uma oração. A Oração contata, comunica e alinha seu pensamento com a Inteligência Infinita, que corresponde à natureza do seu pensamento e da sua vontade.
Quando você se eleva em consciência a ponto de se perdoar e purificar a sua mente e seu coração, o passado é esquecido, é levado para o Inconsciente, e não mais é lembrado. Mas para isto, é preciso uma vontade muito grande e um grande desejo pelo amor e pela paz de Deus.
Para efetuar uma boa oração, é necessário que, pelo menos durante 15 minutos o suplicante implore e sinta que o amor, a paz, a beleza a glória e a alegria de Deus estão fluindo através de sua mente e de seu coração, purificando, limpando, curando, e restaurando sua alma.
Você deve considerar o fato de que seu desejo, a sua ideia, o seu sonho, o seu livro, o seu trabalho, a sua viagem, o seu empreendimento e etc., embora invisíveis aos olhos, são reais em sua mente. O conceito de que sua ideia é real, que tem forma e substância no plano mental, confere-lhe fé científica e torna você capaz de andar por sobre as águas da confusão, dos conflitos e do medo, até chegar a um lugar de profunda convicção em sua mente subconsciente. Tudo o que for dirigido para o seu subconsciente é projetado na tela do espaço. É assim que suas ideias são subjetivadas.
Você deve sempre considerar que, por maior que tenha sido a negativa de ontem sobre seu pedido, sua oração ou afirmação da verdade se elevará triunfalmente hoje, porque hoje sempre será o dia de Deus.
Sua fé é algo em que você se transforma, porque você manifesta e objetiva em seu mundo o que realmente acredita de si mesmo.
O Poder do subconsciente é a Força que opera a interação entre a Mente Subconsciente e a Mente Onipresente. É o subconsciente que opera a ação do pedido.
Qualquer coisa em que você creia atua de modo instantâneo em sua mente.
O “milagre” ou o ato de realização do pedido feito na oração se dá graças ao funcionamento conjunto e harmonioso de sua mente consciente e o subconsciente dirigidos para um objetivo específico.
Os nossos pensamentos são formados por coisas, imagens ou acontecimentos que nós sentimos e atraímos para nossa mente e que se transformarão naquilo que imaginamos. É assim que se forma em nossa mente aquilo que imaginamos e que desejamos que se realize transformando-se assim em real, uma imagem a princípio irreal.
No Universo existe um princípio criador (IWA) que penetra e opera em todas as coisas e que atravessa todas as imagens mentais dos seres humanos e seus desejos, dando-lhes forma, fazendo com que o ser possa realizar na vida tudo o que quiser, através deste princípio criador que opera através de nossa mente.
Na oração você se comunica com o Poder da Existência e com o Poder da Essência e, através deles, com sua fé e sua vontade ativadas, consegue que o Poder Supremo que é Onipresente e por isto está a seu lado na oração ou em qualquer lugar que você estiver, o ouça e faça com que você sinta uma presença muito forte que lhe dará a certeza de que não está realmente só.
Assim sendo, sempre que você estiver confuso, temeroso, em dúvida, sentindo-se desorientado sem saber o que fazer, que decisão deve tomar, lembre-se de que você não está sozinho e então reze, chame pelo seu Guia Interior que certamente lhe conduzirá pelo melhor caminho, revelando-lhe o lugar certo, a ação correta, o melhor plano e mostrando-lhe como você deve fazer. O segredo da atitude certa a tomar está na fé que você tem na Inteligência Infinita que circula pela sua mente como o sangue circula pelo corpo. Neste instante de fé profunda vai aflorando um sentimento tão forte que lhe transporta mentalmente para um lugar belo e sereno onde um impulso o impelirá na hora certa para a decisão correta, colocando as palavras certas na sua boca e a atitude correta na ação que você tomará na hora da decisão.
Por isto é preciso estar calmo e relaxado quando se reza, mesmo que você esteja triste.
A melhor oração é aquela que sai do seu coração embebida em emoção, formada pelas palavras que o sentimento e a fé deixam aflorar, como se fosse uma conversa a dois, cheias de verdade e amor. O relaxamento é a chave. A fé é o caminho e o Guia a segurança. Oração é fé. E “a fé remove montanhas”.
Continua (8 de 10).



Nenhum comentário:

Postar um comentário