sábado, 2 de março de 2013

Item 1 - INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA


A MANIFESTAÇÃO DOS ESPÍRITOS NA UMBANDA
CABOCLOS, VELHOS E CRIANÇAS
(Assistentes e Principiantes)
Iniciação 7º Tema


Espíritos incorporados de Ogun, Oxossi, Xangô, Pretos Velhos, crianças.
(flickr.com, povodearuanda.wordpress.com, marcobuffaespirtismo.blogspot.com, videolog.tv, andredyoxumdoco.blogspot.com)


Sétimo Tema: A MANIFESTAÇÃO DOS ESPÍRITOS NA UMBANDA

HISTÓRICO.
Como o Espírito se manifesta No Universo Astral?
No Universo Astral o espírito (Que é invisível) não se manifesta como o vento, pois que o vento é invisível, mas é percebido e sentido pelo tato (quando o vento sopra sobre nosso corpo) e pela visão quando ele movimenta algum corpo mole, mas ele não é percebido pela forma, porque o vento não tem forma.
O espírito se manifesta como uma vibração, semelhante a uma onda vibratória de rádio que atravessa qualquer obstáculo físico como até paredes, mas é captada pela antena e se manifesta ou como som no rádio ou como imagem na TV. Se manifesta com “Consciência”, como o “Eu”.
Um médium é como uma antena, pois capta a onda vibratória do espírito permitindo a sua manifestação no mundo da forma. O espírito se manifesta na mente consciente do ser humano (O ser humano possui duas mentes: uma é aquela que nunca dorme, pois comanda o funcionamento de todos os órgãos do corpo e também as células, chamada de mente subconsciente e que não se submete ao jugo da mente consciente mas sim ao jugo da natureza; a outra é a mente consciente, aquela que o espírito dono do corpo usa para dominar o corpo e entrar em contato com o meio ambiente), e que também pode ser usada por outros espíritos sem interferir no “Eu” ou Consciência (Outro espírito, com o consentimento do espírito dono do corpo, ou seja, o espírito estranho ao corpo “autorizado” pelo Eu, pode se manifestar “parcialmente” neste mesmo corpo. Este processo é chamado de incorporação).
Como o espírito desencarnado se manifesta na Umbanda?
Na Umbanda temos a manifestação através de rituais de três espécies de espíritos:
Os Orixás, que se manifestam através de vibrações etéreo-físicas, ou seja, transes vibratórios que se manifestam no corpo do médium dominando-o completamente, porém, sem entrarem em contatos com a coletividade a sua volta. São manifestações individuais e só dizem respeito ao próprio médium. Sua função é harmonizar a vida espiritual e material do médium.
Os Guias e Protetores, que são espíritos de outras pessoas que tiveram encarnações no Universo Astral (Nossos ancestrais) e que evoluíram a ponto de não mais encarnarem no Planeta Terra e que aqui vem apenas com o intuído de ajudar os seres humanos a encontrarem o cominho da evolução espiritual em busca de Deus.
Estes espíritos que incorporam utilizam modelos evolutivos da existência material (fases ou tipos da vida do ser encarnado), desde o nascimento (crianças), passando pela vida adulta (o caboclo) e da vida experiente (os velhos). Existe também a manifestação dos protetores na vida adulta (baianos, marinheiros, boiadeiros, etc.).
Os Guardiões ou Elebaras (Exus e Pombagiras), espíritos que vivem nas regiões de trevas e que incorporam com a missão de descarregarem os médiuns das energias negativas por eles adquiridas nos processos de incorporações de qualquer entidade, e que ficam como resíduos nos canais mediúnicos. São também os Guardiões dos Portais sagrados dos Templos e sítios sagrados. Muitas pessoas confundem os Guardiões com espíritos atrasados e maldosos que se manifestam nos rituais de Quimbanda ou através de possessões chamadas demoníacas.

INTERATIVIDADE.
1.Como você imagina que pode ser o espírito?

2.Como ele se manifesta em nosso Mundo?

3.Como os espíritos dos ancestrais se manifestam nos rituais de Umbanda?

4.Quais os tipos de espíritos que se manifestam na Umbanda?

NOTA IMPORTANTE
As respostas sobre as perguntas da interatividade serão dadas a quem nos perguntar.

COMPORTAMENTO.
Se eu sou um espírito encarnado e eu tenho a oportunidade de me comunicar com espíritos muito evoluídos que podem me ajudar a cumprir minha missão neste mundo, porque já passaram por ele e, portanto conhecem os caminhos tortuosos que eu poderei encontrar no futuro, então é o que eu farei, com muito respeito e com muita fé. Sei que eles não podem interferir na minha escolha, mas podem me mostrar os dois caminhos, o do bem e o do mal, deixando que eu faça a escolha. Entretanto eu tenho certeza de que eles estão rezando para que eu escolha o caminho do bem.

APRENDENDO A REZAR.
Não deixe que suas orações sejam feitas automaticamente, feitas só por fazer ou porque é obrigado a fazê-lo. Mesmo que sua reza demore apenas alguns segundos ou minutos, mas se for feita com sabedoria, fé e amor, certamente ela será muito forte, e a cada dia você estará mais perto de alcançar aquilo que tanto almeja.

Exemplo de reza ligeira.
Meu Pai Oxalá que está no Céu, por favor, ajuda o meu pai material que está na Terra, pois ele está sofrendo porque está desempregado. Dê uma força para ele.
Amem.

CANTAR TAMBÉM É UMA FORMA DE REZAR

Ponto de Criança.
O jardim estava florido,
A Vovó foi lá cuidar,
E vieram dois meninos,
Que pediram pra ajudar.
Mas era Cosme e Damião,
Que queriam ajudar.
Quem me dera eu pudesse,
Com a Vovó também estar lá.

OBSERVAÇÃO:
As fotos e figuras usadas neste blog foram copiadas da Web e dado o devido crédito a quem as postou ou ao autor da foto ou obra. Pedimos desculpas aos autores que não conseguimos identificar. Caso os autores desejem ser indicados, teremos a honra de citá-los neste blog, desde que nos comuniquem e comprovem (A comprovação se faz necessária para a devida proteção do verdadeiro autor). Desde já meus agradecimentos e Axé de Zambi para todos nós.

2 comentários:

  1. Interatividade:
    1- Um feixe de luz e/ ou som.
    2- Por intermédio de um "portal" facilitador, de um médium.
    3- Se manifestam nas linhas de umbanda.
    4- Crianças, adultos,velhos e guardiões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responderei com notas de 1 a 10 em cada item, ok?
      1- Resposta certa, nota 10.
      2- Certo. Nota 10
      3- Incompleto (A pergunta é como). Nota 5
      4- Incompleto. Mesmo assim boa percepção. Nota 8
      MÉDIA= 8.25 (ÓTIMA)

      Excluir