sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Item 1 - INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA - A UMBANDA


INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA
(Assistentes e Principiantes)
Iniciação 6º Tema

Ternário Umbandista – Ser Humano, Espírito incorporado, Orixá manifestado.
(Microsoft media galery, flickr.com, foto Bob-Retina)

Sexto Tema: A UMBANDA.

HISTÓRICO.
Após tomar conhecimento de que existe um caminho diferente da vivencia do dia-a-dia, de que existe algo mais do que ter que se defender, sobreviver num meio hostil, de disputas e lutas pelo poder, de que precisa se entender com as demais pessoas, que precisa respeitá-las para ser respeitado, que precisa ter fortaleza mental, que precisa ser puro em suas convicções, de que precisa ter sabedoria para viver, e que precisa que haja justiça para que todos sejam iguais, o ser humano descobre que existe um outro universo diferente daquele em que ele vive e que ele pode se comunicar com este universo invisível chamado Religião.
O desconhecido, o mistério, o invisível, provocam na criatura humana a ideia do misticismo, isto é, de um Poder ou Potência além da imaginação. Em nome desta Potência Suprema, um número considerável de mitos, de ritos e crenças diversas, deriva do sistema de cultura tradicional.
A extrema necessidade de expressão religiosa ou subjetiva do ser humano e sua busca pelo sagrado fez com que surgissem as Religiões no planeta Terra.
Assim, a Religião tornou-se uma maneira do ser humano religar-se novamente com a Divindade e com tudo que é considerado como sagrado. O ser humano acredita firmemente que é possível a comunicação com o mundo sagrado e, por consequência, acredita na existência de uma porta ou portal abertos para o alto (ou para baixo), por onde a força da Divindade pode descer à Terra e o ser humano pode subir simbolicamente ao céu ou descer aos infernos. Desta forma, o homem pode religar-se com sua origem divina.
A fascinação humana pelo desconhecido, pelo mistério, traz ao homem a necessidade imperiosa de transcender o real e depositar fantasia e temores no Plano Mágico, criando mitos e tornando-se místico. É assim que nascem as Religiões e estas se confundem com a história dos homens.
O ser humano é um religioso nato e isto acontece pelo fato de que ele acredita que a Religião explica os mistérios da vida e da morte.
A Umbanda é uma Religião milenar em seus fundamentos, cósmica em seus preceitos, evolutiva em suas manifestações e brasileira em suas origens. É milenar porque seus fundamentos são os mesmos que presidiam o reencontro com Deus desde o início da raça humana em nosso planeta. É cósmica porque estes fundamentos culminaram com a união preconizada pelo Movimento Umbandista dos quatro pilares do conhecimento humano. Estes quatro pilares são a filosofia, a arte, a ciência e a religião. É evolutiva porque a Evolução é um caminho constante e infinito. Cada verdade nova que descobrimos ou aprendemos, uma nova e mais evoluída verdade surgirá amanhã. É brasileira porque nasceu no Brasil, nas “Terras Brasilis” do início do planeta (a Pangea).
Na Umbanda aprendemos a viver em harmonia com a Natureza, tentando cada vez mais compreendê-la melhor. Assim, a medida em que o ser espiritual vai adquirindo novos conhecimentos no eterno caminho evolutivo, mais vai se aproximando de suas origens espirituais.
Na Umbanda aprendemos a viver em harmonia com a Natureza, tentando cada vez mais compreendê-la melhor.
A Umbanda prega a união, o respeito e o amor sincero dentro da família, porque a família é a base do futuro.
A Umbanda foi, é e será sempre do Bem, e nunca do Mal.

INTERATIVIDADE.
1.Como é que a gente descobre que existe uma coisa chamada Religião? E de onde vem a idéia de Religião?

2.O que o desconhecido, o mistério e o invisível provoca no ser humano?

3.Você pode dizer o que é a Umbanda, e quais são os seus fundamentos?

4.O que é que a Umbanda nos ensina?

NOTA IMPORTANTE
As respostas sobre as perguntas da interatividade serão dadas a quem nos perguntar.

COMPORTAMENTO.
Sendo a Religião o caminho do reencontro com Deus, então todos os caminhos religiosos levam a Deus, portanto, todas as Religiões são locais de reencontro com a Divindade e por isto precisam ser respeitadas.
Devo aprender sobre minha religião para poder mostrar a quem fala mal dela, sem brigar nem discutir, que a Umbanda não é magia negra nem pratica rituais satânicos. Seu trabalho e seus Mentores são espíritos de Luz que nos estendem a mão para ajudar-nos a sair dos caminhos escuros e tortuosos.

APRENDENDO A REZAR.
Quando estamos com a mente e o corpo cansados e não conseguimos raciocinar direito, mas precisamos muito rezar, então é melhor nos valermos de rezas conhecidas, pesar no que elas querem dizer e então entoá-las diversas vezes para que seus poderes alcancem o mais alto possível. O Importante é não deixar de rezar.

CANTAR TAMBÉM É UMA FORMA DE REZAR

Ponto de Yorimá (Obaluaê). Da Corrente dos Pretos Velhos.
Preto Velho senta no toco e faz o sinal da Cruz,
Pede proteção a Zambi para os filhos de Jesus.
Cada conta do seu rosário é um filho que ali está.
Se não fossem os Pretos Velhos eu não sabia caminhar.


OBSERVAÇÃO:
As fotos e figuras usadas neste blog foram copiadas da Web e dado o devido crédito a quem as postou ou ao autor da foto ou obra. Pedimos desculpas aos autores que não conseguimos identificar. Caso os autores desejem ser indicados, teremos a honra de citá-los neste blog, desde que nos comuniquem e comprovem (A comprovação se faz necessária para a devida proteção do verdadeiro autor). Desde já meus agradecimentos e Axé de Zambi para todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário