sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Item 4 – ORIXÁS E ENTIDADES - Características Gerais 2


ORIXÁS - I
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS ORIXÁS
Resumo do arquétipo dos Orixás – Parte 2 de 5
OXOSSI. É o Senhor Primaz da Força Sutil Aérea, do Elemento Ar, e Senhor Secundário da Força Sutil Telúrica. O Seu Predicado Espiritual (O Sopro de Deus) é o Conselho (A Sabedoria dos Velhos Pajés – O Tuiabaé-Cuaá).
Espírito de vibração masculina, polaridade positiva, é o Par Vibratório de Ossãe. Oxossi é o caçador de almas, responsável por toda a vida que existe nas matas e, portanto, o patrocinador da sobrevivência pelo trabalho e pelo sustendo do dia-a-dia.
Espiritualmente representa a sobrevivência, a honestidade, a boa intenção e a vida comunitária harmoniosa. É o Poder do Conselho que delibera sobre o futuro da vida dos seres que seus membros dirigem.
Materialmente significa que a pessoa ligada vibratoriamente a Oxossi sempre encontrará amigos que a ajudarão a vencer as dificuldades, as desilusões e as traições pois estas poderão lhe trazer dificuldades. Esta vibração ajuda a seus filhos desenvolverem grandes idéias embora muitas vezes não saibam como começar a executá-las. E é ai que fracassam por não pedir ajuda. Mas, a força de vontade e a persistência são as grandes armas para vencer qualquer dificuldade.

OSSÃE. É o Par Vibratório de Oxossi e, por isso, comanda a Força Secundária de Oxossi que é a Força Sutil Telúrica, que produz a química dos vegetais, dos quais é a Senhora Primaz que comanda a cura de todas as doenças que afligem os seres humanos. O Seu Predicado Espiritual (O Sopro de Deus) é o Conselho (A Sabedoria dos Velhos Pajés – O Tuiabaé-Cuaá).
Espírito de vibração feminina, polaridade negativa, Ossãe vive escondida nas matas para estudar os segredos das ervas e descobrir a cura dos males. Por isso é considerada a Senhora das folhas e dos remédios. O domínio das folhas confere a Ossãe que, pelo conhecimento absoluto das folhas, participa de todos os rituais dos demais Orixás.
Espiritualmente representa o conhecimento do poder do princípio ativo de todas as coisas, principalmente dos vegetais. Ossãe possui o segredo do Axé, por isto tudo pode curar e pode fazer tudo florescer.
Materialmente significa que o filho de fé envolvido por esta vibração terá ajuda de um amigo, e que um grande futuro o espera. Pode ser uma herança, um prêmio, ou lucros no trabalho. Terá dificuldades no casamento. Velhas doenças sempre poderão ser curadas.

XANGÔ. É o Senhor Primaz da Força Sutil Ígnea, do Elemento Fogo, e Senhor Secundário da Força Sutil Hídrica. O seu Predicado Espiritual (O Sopro de Deus) é a Sabedoria (Lei e Ordem do Universo).
Espírito de vibração masculina, polaridade positiva, é o Par Vibratório de Yansan. Xangô reafirma a imagem de poder que é sempre associada à sua figura, cujas determinações não devem ser questionadas, principalmente por sua credibilidade de sempre tomar decisões acertadas e sábias, já que decide sobre o bem e o mal. Isto lhe dá a capacidade de impor a aceitação inconteste de suas decisões, pela sua retidão e honestidade inquebrantáveis.
Espiritualmente representa o equilíbrio entre o bem e o mal, entre o espiritual e o material. É portanto um símbolo da sabedoria, pois o equilíbrio é o ideal da vida para alcançar o caminho da glória espiritual. Sabedoria é justiça.
Materialmente seus adeptos enfrentam problemas sentimentais por envolvimento feminino ou masculino, conforme o médium seja homem ou mulher. A má fase provocada pela alternância da balança da vida (Biorrítimo) que interfere diretamente nos negócios e afeta os relacionamentos emocionais e entre amigos. Cuidado co o que faz e com o que fala, perigo iminente.

YANSAN. É o Par Vibratório de Xangô e, por isso, comanda a Força Secundária de Xangô que é a Força Sutil Hídrica que interfere diretamente no meio ambiente pelo poder que as correntes marítimas no Tempo Ambiental, provocando furacões, tempestades e calmarias. O seu Predicado Espiritual (O Sopro de Deus) é a Sabedoria (Lei e Ordem do Universo).
Espírito de vibração feminina, polaridade negativa, é o Par Vibratório de Xangô. Temperamento arrebatado que as vezes a torna ingênua. Não gosta dos afazeres domésticos. Gosta muito mais da vida fora do lar. É guerreira por devoção e está sempre na frente dos demais Orixás femininos, brandindo sua espada, guerreira, agressiva e, ao mesmo tempo, bela, altiva e feliz. É ela que comanda os Eguns enviando-os para seus respectivos destinos pós mortem.
Espiritualmente representa a expansão violenta, a passagem brusca de um estado a outro. Destruir para construir de novo. A tempestade não destrói somente. Ela também constrói um estado novo. Aquilo que parece desprovido de valor, pode ser exatamente aquilo que possui riqueza potencial.
Materialmente seus filhos e filhas são vaidosos, faceiros, intrigantes e guerreiros. Aprendem desde cedo que quando muita gente quer a mesma coisa e muita gente a produz, então esta coisa perde o valor. Mas quando muita gente quer uma coisa e somente uma pessoa produz esta coisa, então ela tem muito valor. A sua natureza lutadora aprende desde cedo que depois da tempestade vem a bonanza. Que a tempestade destrói a riqueza e a pobreza, mas não destrói a astúcia e o trabalho. Que espíritos de mortos normalmente tentam atrapalhar os negócios e as vidas humanas. Por isso é preciso despachá-los para seus respectivos destinos. Que o raio é o símbolo da origem do fogo, e o trovão é o verbo é a palavra, o pensamento inteligente que tudo reconstrói quando chega a bonanza.
Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário