quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Item 4 - ORIXÁS E ENTIDADES-Características Gerais 3


ORIXÁS - I
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS ORIXÁS
Resumo do arquétipo dos Orixás – Parte 3.de 5

YORIMÁ. É o Senhor Primaz da Força Sutil Telúrica, do Elemento Terra, e Senhor Secundário da Força Sutil Aérea. Seu Predicado Espiritual (O Sopro de Deus) é a Pureza (A Experiência do tempo vivido).
Espírito de vibração masculina, polaridade positiva, é o Par Vibratório de Nanã Buroquê. Yorimá, Omulu ou Obaluaê, o velho, o mago, o sábio e curador dos males físicos, corresponde à figura do médico do astral e também do que castiga através da medicina causando a doença. Em termos gerais, a ele é atribuído mo controle sobre todas as doenças, especialmente as epidêmicas tendo tanto o poder de causar como curar. Por isso lhe é atribuído o pode da vida e da morte.
Espiritualmente revela o fim de sofrimentos e a tendência de melhoras.
Materialmente revela que estão acontecendo decepções amorosas, perturbações de saúde e indica também que inimigos ocultos impedem que os esforços sejam bem recompensados.

NANÃ BUROQUÊ. É o Par Vibratório de Yorimá (Ao contrário de alguns que acham que Nanã é a mãe de Obaluaê) e, por isso, comanda a Força Secundária de Yorimá que é a Força Sutil Aérea. Mas, assim como todas as Yabás, também se envolve com a Força das águas através da chuva e da lama. Seu Predicado Espiritual (O Sopro de Deus) é a Pureza (A Experiência do tempo vivido).
Espírito de vibração feminina, polaridade negativa, é o Par Vibratório de Yorimá. A senhora do reino da morte é, como elemento, a terra fofa, que recebe os cadáveres, os acalenta e esquenta, numa repetição do ventre, da vida intra-uterina. Muitos são os mistérios que Nanã esconde, pois nela entram os mortos e através dela são modificados para poder nascer novamente. Por isso, Nanã representa o renascimento, uma nova vida em contraste com o mito de que representa a morte.
Espiritualmente significa o poder de vencer a impossibilidade. A certeza de que nada é impossível. A transformação: ora começo ora fim. Fonte da vida e da morte. O lodo, a lama espermática, o Limbo, o recomeço.
Materialmente representa a vitória de todas as dificuldades. A senhora velha, a mãe, a avó, a conselheira, a pacífica. Significar a morte não é necessariamente morrer mas sim o fim de um ciclo e o começo de outro.

YORI. É o Senhor Primaz das Energias Vitais, a Quintessência de tudo que existe. Os Éteres. Seu Predicado Espiritual (O Sopro de Deus) é o Entendimento (Que conduz ao Amor eterno).
Espírito de vibração masculina, polaridade positiva, é o Par Vibratório de Oxum. O sincretismo católico provocou a falsa idéia de que Ibeji são gêmeos, portanto um Orixá permanentemente duplo com dualidade permanente no céu e na terra. O Orixá Yori ou Ibeji é um par vibratório e, como todos os demais Orixás do Orum, vivem como Um só. O seu reflexo no Aiyê e na Ilú (Terra) é que é dual como os reflexos de todos os demais Orixás. Yori é a lembrança que a Umbanda resgata de que todo Orixá é um Par Vibratório. Acontece que, especificamente neste Orixá, por ser intermediário entre os Reinos da Criação (Quintessência), o Par (Ibeji mais Oxum) sempre trabalha ou se manifesta um junto ao outro, isto é, quando Oxum se manifesta ela representa e se manifesta com a beleza, a alegria, a felicidade, o amor puro e inocente, da mesma forma que “as crianças” ou Ibrjis.
Espiritualmente as crianças representam as ciências ocultas, o Reino do Orum e a quintessência. Simbolizam a alegria, a beleza, a esperança, a inocência.
Materialmente representam a inocência e ao mesmo tempo o egocentrismo inocente das crianças. Podem representar desentendimento e falta de rumo na vida em função da inexperiência das crianças mas, por estarem permanentemente com Oxum ao lado a inexperiência se transforma em alegria. As crianças indicam esperteza, novos caminhos, astúcia, surpresas, dinheiro, lucro em negócios, amores e felicidade.

OXUM. É o Par Vibratório de Yori, com quem forma um par quase indissolúvel. É a Senhora Primaz da água doce também conhecida como o “combustível da vida”. Seu Predicado Espiritual (O Sopro de Deus) é o Entendimento (Que conduz ao Amor eterno).
Espírito de vibração feminina, polaridade negativa, Par Vibratório de Yori. Representa a família, a mãe, a esposa amiga, o alívio, a consolação, o repouso, a beleza, o amor e a alegria de viver. É a mãe da riqueza e possui o dom da fertilidade.
Espiritualmente representa a força e o poder do amor transcendental e a doçura da existência. É o poder do ouro espiritual.
Materialmente representa o sentimento sincero e a dor que o desamor pode causar. Mas tudo pode recomeçar porque a esperança vem do amor. O ser humano deve aprender que o verdadeiro amor não se detém na carne pois é uma força que transcende a matéria e se eleva ao espírito sendo pois eterna como ele.
Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário