segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Item 4 – ORIXÁS: OSSÃE 2

ORIXÁS II
PERFIL DE OSSÃE 2

VISÃO DO GRUPO POPULAR

Ossãe
(Nelson Boeira Faedrich)

PERFIL GERAL DE OSSÃE
Ossãe é considerada como o Orixá da Medicina, e o mais cultuado de todos os Orixás em virtude de seu domínio sobre as plantas e folhas sagradas e medicinais. Todos os Orixás têm suas próprias ervas, mas só Ossãe possui o Poder das Ervas.
Ossãe é a personificação do mistério. Seu perfil relacionado com as matas a coloca como par ideal correspondente ao arquétipo de Oxossi.

PERFIL POPULAR
Na Umbanda, de um modo geral, Ossãe é vista como a dona das folhas, a Caipora e ao mesmo tempo o Saci-Pererê ou ainda o Sapo Cururu, todos do folclore brasileiro. A crença umbandista mais profunda em Ossãe é a do Orixá do contato mais íntimo e misterioso com a natureza, porque seu domínio estende-se ao vasto reino vegetal, às plantas, mais especificamente às folhas, onde corre e se acumula o sumo, que é o sangue vegetal.
O arquétipo psicológico associado à Ossãe lhe confere um poder de auto controle sobre as ações psicológicas sejam de fora ou a ela enviadas através de magia, nas quais trabalha exercendo domínio absoluto por isso é invocada para controlar e restabelecer o equilíbrio e o controle dos sentimentos e emoções para que não influenciem as suas opiniões, sobre pessoas e acontecimentos. Entretanto, misteriosamente tão rápido como começou, o humor de Ossãe pode virar (mudar) da água para o vinho e provocar depressões e tristezas profundas as vezes sem motivo aparente, mas com certeza provenientes de atos ou atitudes passadas suas ou de terceiros que podem provocar sua ira.
Só Ossãe tem a capacidade de retirar dos vegetais sua força energética básica (axé) que é segredo conhecido apenas por ela.
A especialidade de Ossãe não faz parte das atividades cotidianas como a luta, a conquista, a comunicação, a caça, a sobrevivência, a paz, a harmonia, etc., constituindo-se mais numa técnica.
A folha, em graça, em vida, em força, tem o poder de produzir material orgânico a partir de sais minerais e a água, utilizando para isto a energia luminosa do sol. Este conceito foi haurido dos escritos do Centro de Pesquisas da Associação Glauco Rosa que entre outras coisas dá uma descrição em forma de pesquisa com grande profundidade, sobre o que representa a força de Ossãe para a Umbanda.
A Umbanda valoriza muito a relação de respeito entre o homem e o meio, resgatando, com isto, a ligação espiritual.
Na Umbanda é ponto inquestionável que das árvores e plantas emana um poder que, concentrado nas folhas, torna-as depositárias de uma força-energia com imensa gama de aplicações mágicas e ou medicinais. Esta força mágica que os vegetais possuem é usada em banhos ritualísticos, amacís, defumações, imantação de objetos, e remédios para curar doenças materiais e espirituais.
E Ossãe é o Orixá que conhece os segredos e manipula a força mágica dos vegetais.
Junte a este perfil, as características gerais de Ossãe já mostradas anteriormente e terá uma projeção de comportamento dos filhos deste Orixá.

DADOS RITUALÍSTICOS
          Cor: Verde e vermelho
          Número: 1
          Metal: Estanho
          Elemento: Ar
          Domínio: Folhas e ervas
          Colares: De missangas rajadas verde, branca e vermelha
          Apetrechos: Cabaça, Vara com 7 flechas mais um pássaro e moedas.
          Assentamento: Otá de pedra sem limo (Seca)
          Dia consagrado: 5ª Feira
          Saudação: Eu assa!
          Toque: Igexá e Congo de Ouro
          Qualidade do Axé: Preto
          Veste ritualística: Diadema ou fita verde na cabeça
          Flor sagrada: Flores silvestres.

OBSERVAÇÃO:
As fotos e figuras usadas neste blog foram copiadas da Web e dado o devido crédito a quem as postou ou ao autor da foto ou obra. Pedimos desculpas aos autores que não conseguimos identificar. Caso os autores desejem ser indicados, teremos a honra de citá-los neste blog, desde que nos comuniquem e comprovem (A comprovação se faz necessária para a devida proteção do verdadeiro autor). Desde já meus agradecimentos e Axé de Zambi para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário