sábado, 30 de março de 2013

Item 1 - INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA


INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA
(Assistentes e Principiantes)
Iniciação 8º Tema
O Templo
(Soft Key)

Oitavo Tema: O TEMPLO SAGRADO.

HISTÓRICO.
O Templo.
Este assunto também será abordado no item que versa sobre a Vida Religiosa. Mas faz parte integrante deste conhecimento preliminar pois o conjunto de temas aqui apresentado sente necessidade de envolvê-lo na mecânica de raciocínio da Cultura Umbandista de um modo geral, principalmente por causa dos rituais.
Então vamos aprender ou reaprender que o Templo de uma Religião é o Solo Sagrado onde o ser humano busca o contato com o Mundo Sagrado, através de invocações, súplicas, apelos ou qualquer outro tipo de reza ou oração.
Mas o Templo não é um lugar comum como os lugares que frequentamos no dia-a-dia (o lar, a escola, o clube, o teatro, o cinema, o Shoping Center, etc.). O Templo é um local de poder espiritual onde o sagrado é o real por excelência, e ao mesmo tempo onde tem poder criador, mágico e transformador.
O Templo tem poder porque o ser humano, conhecedor do poder, é capaz de manusear e direcionar este poder para onde quiser. Isto é um dom do ser humano.
Um se humano pode pegar um território desconhecido, estranho, desocupado, e é capaz de ocupá-lo e transformá-lo num local cheio de poder como faz cotidianamente nos seus afazeres com suas metas de crescimento tais como transformar um local qualquer num local de ganhar dinheiro (comércio, escritório, consultório, loja, etc.), ou um local de lazer (ginásio, arena, campo de jogos, de competições, praças, etc.) ou de divertimento (circo, cinema, ou um clube com práticas esportivas, etc.), ou ainda, da mesma maneira, num lugar sagrado (templo, auditório, escola, etc.).
Observando em volta de si mesmo, em sua comunidade, o homem observa que a Igreja ou Templo que existe numa rua qualquer de sua cidade, participa de um espaço diferente da rua onde se encontra. A porta que se abre para o interior do Templo, significa uma solução para a “mudança” de ambiente e de consciência. A porta separa os dois espaços (o profano e o sagrado) e indica ao mesmo tempo a distância entre os dois mundos do ser, o profano e o religioso. É o limite, a fronteira entre os dois mundos. Portanto o Templo possui um Portal de acesso ao Mundo Divino.
Cada um destes locais depois de construídos se transforma no que se pretende que ele seja, pelo que acontece ou se realiza dentro dele.
Para o espaço escolhido ser um Templo, é necessário que os adeptos da Religião que o controla o preparem através de rituais sagrados.

INTERATIVIDADE.
1.O que você entende como Templo?

2.Para que serve o Templo?

3.Como um lugar comum pode se transformar em Sagrado?

4.O que você acha que existe dentro de um Templo?

5.Desenhe uma vista de cima da parte interna do Templo.

6.Como o Templo se comunica com o Mundo Sagrado?

NOTA IMPORTANTE
As respostas sobre as perguntas da interatividade serão dadas a quem nos perguntar.

COMPORTAMENTO.
Como o Templo é um local de orações e, portanto, um local aonde as pessoas vão em busca de um contato com o Mundo Sagrado, o comportamento dentro do Templo tem que ser de silêncio, respeito, humildade e fé.
Também sabemos que todo lugar importante tem os seus defensores, vigias ou guardiões, e por isto devemos sempre lembrar de pedir licença aos Guardiões e dizer a eles que estamos ali para rezar.

APRENDENDO A REZAR.
Um dos fatores que ajuda muito a se alcançar o poder da reza é estar num lugar especial, tranqüilo num ambiente propício para a meditação e a elevação da mente a níveis sobrenaturais. Os campos sagrados da Natureza como a mata, o mar, a montanha, a fonte, os rios, os jardins floridos, etc. são locais cheios de energia natural e também sobrenatural. Todos estes lugares, quando tranqüilos e isolados do burburinho da vida no dia-a-dia, são bons para se rezar. Mas é no Templo, que é especialmente preparado para isto, onde se consegue rezar com mais segurança e, até mesmo, algumas facilidades por causa da preparação do ambiente que os sacerdotes fazem para deixar o Templo vibrante.

CANTAR TAMBÉM É UMA FORMA DE REZAR

Ponto de Yemanjá.
Hoje é o dia de Nossa Senhora,
De nossa Mãe Yemanjá,
Calunga ê, ê, ê, ê, ê, ê.
Calunga a, a, a, a, a, a.
Brilham as estrelas no Céu,
Brincam os peixinhos no Mar.
Calunga ê, ê, ê, ê, ê, ê.
Calunga a, a, a, a, a, a.

OBSERVAÇÃO:
As fotos e figuras usadas neste blog foram copiadas da Web e dado o devido crédito a quem as postou ou ao autor da foto ou obra. Pedimos desculpas aos autores que não conseguimos identificar. Caso os autores desejem ser indicados, teremos a honra de citá-los neste blog, desde que nos comuniquem e comprovem (A comprovação se faz necessária para a devida proteção do verdadeiro autor). Desde já meus agradecimentos e Axé de Zambi para todos nós.


sábado, 23 de março de 2013

Item 4 – ORIXÁS: ODUDUA 3


ORIXÁS II
PERFIL DE ODUDUA 3
VISÃO DO GRUPO INICIÁTICO

Odudua
(mito-logika.blogspot.com)

PERFIL CÓSMICO
A corrente Iniciática considera Odudua o Par Vibratório de Oxalá.
A força de Orixalá como ciência do verbo solar.
O verbo carrega forte carga de axé. O verbo, aquele que fala, ao falar veicula o elemento força e axé.
Assim como Orixalá reflete o Principio Espiritual na criação, seu par Odudua representa o Poder da Luz ou o poder do axé. Como detentor do Poder da Luz e de veicular o poder da força, então também atua no destino do espírito encarnado.
Assim, seu nome traduz este poder:

O = Circulo, Universo Limitado
ODU = Destino, Vida
UA, YA = Potência Criadora Material
ODUDUA = Potência criadora da vida ou do destino.

ATIVIDADE KÁRMICA
A vibração de Odudua representa o poder que interfere na vida; a força capaz de provocar mudanças que influenciem diretamente as tendências futuras de acontecimentos vivenciais do ser encarnado.
O axé, que contém o poder dos Orixás. e por isso atua no ser encarnado, pode, por isso, fazer com que o comportamento do ser humano se modifique a tal ponto que seu destino ou tendência de acontecimentos futuros seja alterado.
Odudua seria o anjo que carrega a balança e a espada, sem ter a visão bloqueada.

DADOS RITUALISTICOS
          Cor Vibratória: Branco ou amarelo ouro
          Mantra: Tana
          Geometria Sagrada: Ponto
          Número Sagrado: 1
          Signo Zodiacal: Leão (7/8 à 22/8)
          Astro Regente: Sol
          Dia Propicio: Domingo
          Força Sutil: Ígnea
          Elemento: Fogo
          Ponto Cardeal: SE
          Metal: Ouro
          Mineral: Cristal Branco
          Horário Vibratório: Das 10:30 às 12:00 horas
          Letra Sagrada Associada ao Signo Zodiacal: T
          Letra Sagrada Associada ao Astro Regente: N
          Vogal Sagrada:
          Essência Sagrada: Flor de Laranjeira
          Flor Sagrada: Girassol
          Erva Sagrada: Erva-Cidreira
          Erva de Exu: Folhas de Guiné
          Arcanjo Tutor: Gabarael
          Energia: Poder Criador
          Atividade Positiva: Paciência, tranquilidade
          Atividade Negativa: Ira
          Atividade Espiritual Kármica: Refletir a luz da Divindade; mensageiros da fé; altruístas
          Raio Sagrado: Raio Branco
          Princípio Etérico: Luz Espiritual
          Poder Volitivo: Fortaleza

OBSERVAÇÃO:
As fotos e figuras usadas neste blog foram copiadas da Web e dado o devido crédito a quem as postou ou ao autor da foto ou obra. Pedimos desculpas aos autores que não conseguimos identificar. Caso os autores desejem ser indicados, teremos a honra de citá-los neste blog, desde que nos comuniquem e comprovem (A comprovação se faz necessária para a devida proteção do verdadeiro autor). Desde já meus agradecimentos e Axé de Zambi para todos nós.



sábado, 16 de março de 2013

Item 3 - CULTURA UMBANDISTA - REZA


VIDA RELIGIOSA (7 de 10)
VIDA RELIGIOSA Parte 7 - REZAS

Oração
(Joomla Template – Modern Church)

Oração ou Reza
SÍNTESE
  • Orar é conversar com Deus ou com a Divindade
  • Fundamento Básico: o contato pessoal/sensorial, a razão, a vontade, a consciência do EU, a Onipresença, a Onipotência e a Onisciência da Divindade Suprema.
  • Tipos básicos de Oração: as Ritualísticas, os Pedidos ou Súplicas, e os agradecimentos.
  • Som, Pensamento, Vontade e Intelecto: energias em movimento na reza.

O Poder da Reza
Existe um Poder Oculto em cada um de nós, que nos eleva colocando-nos em contato com o Poder Infinito, e que por isso nos permite, então, conversar com este Poder e exprimir todo o nosso sentimento mais puro de amor, de fé, de confiança e crença na Bondade, na capacidade e na potência do Poder Infinito. A este contato chamamos de Reza.
A Reza é, pois uma Oração (Oração é uma conversa).
A Oração é um pensamento elevado, carregado de amor, de certeza, confiança e, sobretudo livre do medo, da tensão e da ansiedade. É uma conversa com Deus para a formulação de um pedido.
Quando você reza, você exterioriza o seu sentimento mais profundo e puro em direção ao Poder Supremo, esperando que suas ondas de súplicas alcancem as infinitas e onipresentes ondas de Poder do Ser Supremo e Absoluto, fazendo com que Ele o ouça e, como Pai Criador que é, se compadeça do filho e atenda seu pedido.
O que faz uma oração ser eficiente? O que faz com que ela funcione de fato? Em que se baseia a crença e a certeza do contato e da resposta? Ora, sabemos que Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente e transcende o tempo, o espaço e a matéria. O Único assim existente, Senhor do Tudo e do Nada.
A fé, sentimento próprio do ser humano, é uma maneira de pensar, uma atitude mental. É a fusão de seu pensamento com seu sentimento, ou de sua mente com o seu coração. Mas a fé precisa ser racionalizada para que o pedido gere frutos ou retorno. É assim que se obtém resultados.
Todas as pessoas têm fé. A grande questão é saber como a pessoa vai usá-la. A oração é um desejo de fé dirigido a Deus.
A Força Mágica que reside dentro de você é a Força Mental Universal, que é a maior do mundo. Esta Força é repleta de Sabedoria capaz de tirá-lo da pobreza e da doença e colocá-lo no caminho da felicidade da paz e da alegria.
Qualquer que seja o seu desejo, esta Força Mental pode realizá-lo para você, pois esta Força está dentro de você, na sua mente, que vibra em unisso com a Mente Universal.
Como então orientar a sua mente de como pensar, e o que pensar?
Isto é feito pela repetição, pela fé e pela esperança, elementos fundamentais de uma oração. A Oração contata, comunica e alinha seu pensamento com a Inteligência Infinita, que corresponde à natureza do seu pensamento e da sua vontade.
Quando você se eleva em consciência a ponto de se perdoar e purificar a sua mente e seu coração, o passado é esquecido, é levado para o Inconsciente, e não mais é lembrado. Mas para isto, é preciso uma vontade muito grande e um grande desejo pelo amor e pela paz de Deus.
Para efetuar uma boa oração, é necessário que, pelo menos durante 15 minutos o suplicante implore e sinta que o amor, a paz, a beleza a glória e a alegria de Deus estão fluindo através de sua mente e de seu coração, purificando, limpando, curando, e restaurando sua alma.
Você deve considerar o fato de que seu desejo, a sua ideia, o seu sonho, o seu livro, o seu trabalho, a sua viagem, o seu empreendimento e etc., embora invisíveis aos olhos, são reais em sua mente. O conceito de que sua ideia é real, que tem forma e substância no plano mental, confere-lhe fé científica e torna você capaz de andar por sobre as águas da confusão, dos conflitos e do medo, até chegar a um lugar de profunda convicção em sua mente subconsciente. Tudo o que for dirigido para o seu subconsciente é projetado na tela do espaço. É assim que suas ideias são subjetivadas.
Você deve sempre considerar que, por maior que tenha sido a negativa de ontem sobre seu pedido, sua oração ou afirmação da verdade se elevará triunfalmente hoje, porque hoje sempre será o dia de Deus.
Sua fé é algo em que você se transforma, porque você manifesta e objetiva em seu mundo o que realmente acredita de si mesmo.
O Poder do subconsciente é a Força que opera a interação entre a Mente Subconsciente e a Mente Onipresente. É o subconsciente que opera a ação do pedido.
Qualquer coisa em que você creia atua de modo instantâneo em sua mente.
O “milagre” ou o ato de realização do pedido feito na oração se dá graças ao funcionamento conjunto e harmonioso de sua mente consciente e o subconsciente dirigidos para um objetivo específico.
Os nossos pensamentos são formados por coisas, imagens ou acontecimentos que nós sentimos e atraímos para nossa mente e que se transformarão naquilo que imaginamos. É assim que se forma em nossa mente aquilo que imaginamos e que desejamos que se realize transformando-se assim em real, uma imagem a princípio irreal.
No Universo existe um princípio criador (IWA) que penetra e opera em todas as coisas e que atravessa todas as imagens mentais dos seres humanos e seus desejos, dando-lhes forma, fazendo com que o ser possa realizar na vida tudo o que quiser, através deste princípio criador que opera através de nossa mente.
Na oração você se comunica com o Poder da Existência e com o Poder da Essência e, através deles, com sua fé e sua vontade ativadas, consegue que o Poder Supremo que é Onipresente e por isto está a seu lado na oração ou em qualquer lugar que você estiver, o ouça e faça com que você sinta uma presença muito forte que lhe dará a certeza de que não está realmente só.
Assim sendo, sempre que você estiver confuso, temeroso, em dúvida, sentindo-se desorientado sem saber o que fazer, que decisão deve tomar, lembre-se de que você não está sozinho e então reze, chame pelo seu Guia Interior que certamente lhe conduzirá pelo melhor caminho, revelando-lhe o lugar certo, a ação correta, o melhor plano e mostrando-lhe como você deve fazer. O segredo da atitude certa a tomar está na fé que você tem na Inteligência Infinita que circula pela sua mente como o sangue circula pelo corpo. Neste instante de fé profunda vai aflorando um sentimento tão forte que lhe transporta mentalmente para um lugar belo e sereno onde um impulso o impelirá na hora certa para a decisão correta, colocando as palavras certas na sua boca e a atitude correta na ação que você tomará na hora da decisão.
Por isto é preciso estar calmo e relaxado quando se reza, mesmo que você esteja triste.
A melhor oração é aquela que sai do seu coração embebida em emoção, formada pelas palavras que o sentimento e a fé deixam aflorar, como se fosse uma conversa a dois, cheias de verdade e amor. O relaxamento é a chave. A fé é o caminho e o Guia a segurança. Oração é fé. E “a fé remove montanhas”.
Continua (8 de 10).



sábado, 9 de março de 2013

Item 2 - CULTURA UMBANDISTA – Os 7 Sacramentos 7


OS SETE SACRAMENTOS DA UMBANDA
Parte VII

Axexê
(Titian 1550-Life-WGR)

7 - AXEXÊ (A Encomendação) A Extrema Unção.
Filho. Bem vindo à casa de onde um dia tu saístes. – Irmãos não se esqueçam de que hoje vos sois aquilo que ontem nos fomos. Amanhã vocês serão aquilo que hoje nós somos.

      Par Vibratório (Orixá) Regente = Yorimá (Obaluaê)/Nanã.
      Aruanda = Orucaia.
      Arcanjo Tutor = Yramael.
      Sincretismo com a Igreja Católica = Extremunção.

Fundamento Místico: Na natureza nada se perde e nada se cria, tudo se transforma. A morte é apenas uma transformação. O espírito (a mente, a percepção, o Eu, a inteligência e a consciência) afasta-se do corpo voltando a seu estado sutil, e o corpo se transforma em seus elementos formadores no seio da terra. Assim sendo, o corpo material transformado em matéria continua existindo, e o espírito volta a ser essência sutil e continua existindo com seu Eu espiritual, sua inteligência e seus demais predicados únicos. Entretanto a morte é o fim da encarnação atual e a existência desta encarnação fica totalmente comprometida em relação ao processo kármico a que o espírito foi submetido. Desta forma, todas as coisas materiais desta encarnação são esquecidas, e as ações vividas vão para o inconsciente psíquico. Quando nascemos ou encarnamos, o início se dá na esfera do fogo. Depois morremos para o fogo e nascemos para a água. Após alguns meses de formação, morremos para a esfera da água e nascemos para a esfera do ar. Depois de três fases vividas (criança, adulto e velho) onde aprendemos a evoluir, morremos para a esfera do ar e nascemos para a esfera da terra. Nesta esfera, como nas demais, também aprendemos a evoluir. A finalidade desta evolução nas encarnações é livrar-se da densidade para se tornar cada vez mais sutil.
O tempo vivido. Fim de um ciclo, início de outro. A morte do corpo, o renascimento ou volta do Espírito.

Provérbio Sacro:
AIYÊ ATI IKU, OKAN NAA NI.
Vida e morte, ambas são idênticas.

Missão cumprida. A casa do Pai cada vez mais perto. A morte do corpo e a libertação da alma rumo ao Criador.
Quem tem medo da morte é porque não acredita na vida...
A vida começa fora do corpo, ou seja, a vida espiritual, a nossa herança Divina.
Nascer, morrer, e renascer são ciclos da vida que fazem parte do processo kármico das encarnações. Nós nascemos na esfera do Fogo quando o espermatozoide fecunda o óvulo. É o fogo chamado Kundalini. Morremos para o Fogo e nascemos para a esfera da Água, onde passamos 9 meses em gestação e desenvolvimento. Depois morremos para a Água e nascemos para o Ar, onde ocorre a experiência evolutiva da encarnação. Depois morremos para o Ar e nascemos para a Terra, onde nosso corpo se transformará enquanto nos preparamos para outra encarnação.

Significado dos materiais utilizados: É comum que a maioria dos materiais que irão ser utilizados nesta cerimônia conste basicamente de flores, velas e objetos ritualísticos pertencentes ao falecido, e que deverão ser despachados ou nos campos santos ou na companhia do falecido. São assentamentos diversos, apetrechos, colares, anéis, pulseiras, quartinhas, etc.
Por se tratar normalmente de um momento muito triste para a família do falecido, o ritual costuma ser bem rápido e muito simples.
Os Atabaques são calados e os pontos cantados evitados, sendo entoados apenas os extremamente necessários a execução correta do ritual.
As rezas substituem os cânticos e as palavras de despedida devem ser bem rápidas.


sábado, 2 de março de 2013

Item 1 - INICIAÇÃO NA CULTURA UMBANDISTA


A MANIFESTAÇÃO DOS ESPÍRITOS NA UMBANDA
CABOCLOS, VELHOS E CRIANÇAS
(Assistentes e Principiantes)
Iniciação 7º Tema


Espíritos incorporados de Ogun, Oxossi, Xangô, Pretos Velhos, crianças.
(flickr.com, povodearuanda.wordpress.com, marcobuffaespirtismo.blogspot.com, videolog.tv, andredyoxumdoco.blogspot.com)


Sétimo Tema: A MANIFESTAÇÃO DOS ESPÍRITOS NA UMBANDA

HISTÓRICO.
Como o Espírito se manifesta No Universo Astral?
No Universo Astral o espírito (Que é invisível) não se manifesta como o vento, pois que o vento é invisível, mas é percebido e sentido pelo tato (quando o vento sopra sobre nosso corpo) e pela visão quando ele movimenta algum corpo mole, mas ele não é percebido pela forma, porque o vento não tem forma.
O espírito se manifesta como uma vibração, semelhante a uma onda vibratória de rádio que atravessa qualquer obstáculo físico como até paredes, mas é captada pela antena e se manifesta ou como som no rádio ou como imagem na TV. Se manifesta com “Consciência”, como o “Eu”.
Um médium é como uma antena, pois capta a onda vibratória do espírito permitindo a sua manifestação no mundo da forma. O espírito se manifesta na mente consciente do ser humano (O ser humano possui duas mentes: uma é aquela que nunca dorme, pois comanda o funcionamento de todos os órgãos do corpo e também as células, chamada de mente subconsciente e que não se submete ao jugo da mente consciente mas sim ao jugo da natureza; a outra é a mente consciente, aquela que o espírito dono do corpo usa para dominar o corpo e entrar em contato com o meio ambiente), e que também pode ser usada por outros espíritos sem interferir no “Eu” ou Consciência (Outro espírito, com o consentimento do espírito dono do corpo, ou seja, o espírito estranho ao corpo “autorizado” pelo Eu, pode se manifestar “parcialmente” neste mesmo corpo. Este processo é chamado de incorporação).
Como o espírito desencarnado se manifesta na Umbanda?
Na Umbanda temos a manifestação através de rituais de três espécies de espíritos:
Os Orixás, que se manifestam através de vibrações etéreo-físicas, ou seja, transes vibratórios que se manifestam no corpo do médium dominando-o completamente, porém, sem entrarem em contatos com a coletividade a sua volta. São manifestações individuais e só dizem respeito ao próprio médium. Sua função é harmonizar a vida espiritual e material do médium.
Os Guias e Protetores, que são espíritos de outras pessoas que tiveram encarnações no Universo Astral (Nossos ancestrais) e que evoluíram a ponto de não mais encarnarem no Planeta Terra e que aqui vem apenas com o intuído de ajudar os seres humanos a encontrarem o cominho da evolução espiritual em busca de Deus.
Estes espíritos que incorporam utilizam modelos evolutivos da existência material (fases ou tipos da vida do ser encarnado), desde o nascimento (crianças), passando pela vida adulta (o caboclo) e da vida experiente (os velhos). Existe também a manifestação dos protetores na vida adulta (baianos, marinheiros, boiadeiros, etc.).
Os Guardiões ou Elebaras (Exus e Pombagiras), espíritos que vivem nas regiões de trevas e que incorporam com a missão de descarregarem os médiuns das energias negativas por eles adquiridas nos processos de incorporações de qualquer entidade, e que ficam como resíduos nos canais mediúnicos. São também os Guardiões dos Portais sagrados dos Templos e sítios sagrados. Muitas pessoas confundem os Guardiões com espíritos atrasados e maldosos que se manifestam nos rituais de Quimbanda ou através de possessões chamadas demoníacas.

INTERATIVIDADE.
1.Como você imagina que pode ser o espírito?

2.Como ele se manifesta em nosso Mundo?

3.Como os espíritos dos ancestrais se manifestam nos rituais de Umbanda?

4.Quais os tipos de espíritos que se manifestam na Umbanda?

NOTA IMPORTANTE
As respostas sobre as perguntas da interatividade serão dadas a quem nos perguntar.

COMPORTAMENTO.
Se eu sou um espírito encarnado e eu tenho a oportunidade de me comunicar com espíritos muito evoluídos que podem me ajudar a cumprir minha missão neste mundo, porque já passaram por ele e, portanto conhecem os caminhos tortuosos que eu poderei encontrar no futuro, então é o que eu farei, com muito respeito e com muita fé. Sei que eles não podem interferir na minha escolha, mas podem me mostrar os dois caminhos, o do bem e o do mal, deixando que eu faça a escolha. Entretanto eu tenho certeza de que eles estão rezando para que eu escolha o caminho do bem.

APRENDENDO A REZAR.
Não deixe que suas orações sejam feitas automaticamente, feitas só por fazer ou porque é obrigado a fazê-lo. Mesmo que sua reza demore apenas alguns segundos ou minutos, mas se for feita com sabedoria, fé e amor, certamente ela será muito forte, e a cada dia você estará mais perto de alcançar aquilo que tanto almeja.

Exemplo de reza ligeira.
Meu Pai Oxalá que está no Céu, por favor, ajuda o meu pai material que está na Terra, pois ele está sofrendo porque está desempregado. Dê uma força para ele.
Amem.

CANTAR TAMBÉM É UMA FORMA DE REZAR

Ponto de Criança.
O jardim estava florido,
A Vovó foi lá cuidar,
E vieram dois meninos,
Que pediram pra ajudar.
Mas era Cosme e Damião,
Que queriam ajudar.
Quem me dera eu pudesse,
Com a Vovó também estar lá.

OBSERVAÇÃO:
As fotos e figuras usadas neste blog foram copiadas da Web e dado o devido crédito a quem as postou ou ao autor da foto ou obra. Pedimos desculpas aos autores que não conseguimos identificar. Caso os autores desejem ser indicados, teremos a honra de citá-los neste blog, desde que nos comuniquem e comprovem (A comprovação se faz necessária para a devida proteção do verdadeiro autor). Desde já meus agradecimentos e Axé de Zambi para todos nós.